GASTRONOMIA
Dicas de vinhos para harmonizar com as comidas típicas do Natal
O ideal é selecionar o vinho ideal para cada prato típico da Ceia de Natal.
Em 15/12/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Vinho é uma bebida que pode – e deve – estar presente ao longo do ano, mas com a chegada do Natal e do Ano Novo ela vai complementar ainda mais as comemorações. Para ajudar, o sommelier do projeto Vinho Mais, Rodrigo Bertin, selecionou os vinhos ideais para cada prato típico da Ceia de Natal.
Peru – Vinhos brancos encorpados com passagem por barrica (como Chardonnay) ou Tinto Leve (como Tempranillo jovem). “O peru é uma carne leve e pode ser preparada de várias formas, inclusive agridoce, por isso a escolha seria de um vinho que não possua muito corpo e que não se sobressaia sobre a carne do peru e seus tempero”, explica o especialista.
Tender – Vinho Rose, como Malbec, Merlot, Tempranillo ou Shiraz. “O tender já é uma carne de média estrutura de gosto, não muito gordurosa e geralmente preparada com a utilização de cravos da índia e molho agridoce, por isso o frescor, aromas críticos e a acidez de um vinho rosé combinariam muito bem”, diz Rodrigo Bertin.
Lombo – Tinto leve como Pinot Noir ou Merlot. De acordo com o sommelier, o lombo é uma carne de estrutura média também, porém apresenta um nível de gordura mais presente e por isso combina bem com um vinho tinto. “Porém não muito encorpado para não se sobressair sobre o gosto da carne”, ressalta.
Salpicão – Espumante Brut Rosé. O Salpicão tem untuosidade da maionese, a acidez do abacaxi, doçura de frutas secas e salgado de batata palha, por isso necessitamos de um vinho coringa que seja capaz de conversar com todos os ingredientes em bastante harmonia. Assim sendo o espumante brut rosé cumpre muito bem com esse papel.
Rabanada – Vinho de sobremesa Colheita Tardia. “Um prato doce e frito, bastante cremoso e que casado com um vinho de sobremesa como o colheita tardia se torna ainda mais delicioso! A acidez do vinho fará a sensação de oleosidade sumir, além do vinho amenizar o açúcar do prato”, ensina.
Panetone – Espumante Moscatel. De acordo com Rodrigo Bertin, essa é uma das combinações mais deliciosas do natal, pois o panetone com suas frutas cristalizadas fica ainda mais saboroso acompanhado de um espumante moscatel. “Ele parece ficar mais molhadinho e a acidez do vinho realça seu sabor”, diz.
Castanhas – Espumante Brut Branco. “Para qualquer tipo de castanha sem dúvida alguma o espumante brut seria o companheiro ideal, pois ele limpa nossa boca dando frescor e leveza preparando ela para mais um punhado de castanhas e logo após, já dá vontade de dar mais um gole”, finaliza.
Vinhos para harmonizar a gastronomia do Natal-WineChef//Divulgação.