CENÁRIO EMPREENDEDOR
Dificuldades do comércio varejista.
Importantes datas comemorativas apresentaram os piores resultados dos últimos cinco anos.
Em 10/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Durante os primeiros oito meses de 2014, o comércio varejista amargou os piores resultados em termos de vendas e, por consequência, as maiores dificuldades financeiras para manter-se com as portas abertas. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrando que importantes datas comemorativas - Dia das Mães, Dia dos Namorados e o Dia dos Pais - apresentaram os piores resultados dos últimos cinco anos, ascenderam a luz vermelho.
Três fatores podem ser apontados como responsáveis diretos pelo baixo desempenho do comércio: a Copa do Mundo, que esvaziou as lojas com a redução de horários de atendimento, especialmente nos dias dos jogos da Seleção Brasileira e feriados nos dias de jogos em todas as cidades-sedes; a taxa de juros elevada, endividando as famílias e deixando o crédito mais caro; e a redução da renda real das famílias motivada pela elevação da inflação dos alimentos nos primeiros meses do ano. Não há nenhum exagero em acrescentar outro fator, este alheio às regras de qualquer negocio: o fantasma dos "espertos" do varejo que tentaram tirar vantagens da situação, especulando, explorando e elevando os preços das mercadorias, aleatoriamente. Por essas e outras, só no mês de agosto ocorreram 149 ações de falência, incluindo o setor varejista.
Olhando pelo lado positivo, com a aproximação do final do ano, o setor varejista espera por dias melhores, especialmente no que se refere aos resultados do Dia das Crianças, mas, já vivendo a grande expectativa em torno do mês de dezembro, dono da melhor data comemorativa do ano em volume de vendas - o Natal.
Outra boa notícia é sobre a expectativa que se volta para as oportunidades de empregos temporários. A Confederação Nacional do Comércio já sinaliza com a possibilidade de que sejam gerados mais de 138 mil novos postos de trabalho.
Autor:
Prof. José Luiz Mazolini
Sobre o autor:
É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista. www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.