TEMAS GERAIS

Dilma participa de eventos em comemoração aos 450 anos do RJ.

Presidenta estará presente em duas cerimônias incluindo a solenidade de inauguração do Túnel Rio 450

Em 01/03/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Na tarde deste domingo (1º), a presidenta Dilma Rousseff participa de dois eventos em comemoração ao aniversário de 450 anos da cidade carioca.

Primeiro, irá inaugurar o Túnel Rio 450, no centro do Rio. Com 1.480 metros de extensão, o túnel vai ligar a Rua Primeiro de Março à Via Binário do Porto, inaugurada em 2013 – primeira grande obra viária do programa de revitalização da zona portuária, o Porto Maravilha.

De lá, a presidenta segue acompanhada do governador do estado, Pezão, e do prefeito Eduardo Paes até o Palácio da Cidade, onde, em cerimônia oficial, será entregue pela primeira vez a medalha 1º de Março, condecoração criada para personalidades que prestaram bons serviços à cidade.

Também serão anunciados os cariocas históricos, que terão seus nomes inscritos no Livro de Heróis e Heroínas da Cidade do Rio de Janeiro.

As comemorações oficiais pelos aniversário de 450 anos do Rio tiveram início às 7 horas, na atual Fortaleza de São João, no bairro da Urca, local onde a cidade foi fundada.

Festividades ocorrem em diferentes locais do Rio de Janeiro durante o decorrer do domingo. Na Rua da Carioca, a programação englobou um bolo de 450 metros, um para cada ano de fundação da cidade, servido a todos os presentes. A festa teve a presença do prefeito Eduardo Paes e de dom Orani, que levou ao local a imagem peregrina de São Sebastião.

Porto Maravilha

O projeto da Operação Urbana Porto Maravilha prevê a revitalização da zona portuária por meio por meio da ampliação e requalificação dos espaços públicos da região, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos atuais e futuros moradores. Ações Incluem a criação de espaços de cultura, educação e entretenimento, além da implementação de novas vias de mobilidade urbana, rede de serviços de saneamento, telefonia e gás.

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Blog do Planalto e da Agência Brasil