CIDADANIA

Disque-Denúncia encerra 2015 com mais um recorde de registros.

Só em dezembro, foram registradas 2.733 ligações.

Em 17/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O serviço Disque-Denúncia 181 fechou o ano de 2015 com mais um recorde. Só em dezembro, foram registradas 2.733 ligações, que originaram novas denúncias ou complementaram ocorrências já existentes, superando com uma média de 504 ligações por mês em relação ao ano anterior. Já em relação ao total de chamados, 2015 foi superior a 2014 em 6.049 registros.
 
Na Região Metropolitana, os municípios de Serra e Cariacica lideram no número de denúncias, seguidos por Vila Velha, Vitória, Guarapari e Viana, respectivamente, sendo que entre os crimes mais denunciados estão o tráfico de drogas, com 46,22% dos chamados e maus tratos a criança, mulher, idoso e/ou deficiente e lesão corporal, com 13,25% das ocorrências.
 
Também no interior do Espírito Santo, o crime mais denunciado foi o de tráfico de drogas, que respondeu por 36,21% dos atendimentos, sendo que, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus e Colatina, juntos, somam 44,74% de todos os chamados realizados.
 
Outro fato que chamou atenção foi o resultado positivo que tem causado as campanhas prevenção à violência contra a mulher, o que estimulou denúncias de maus tratos e lesão corporal, posicionando estes incidentes entre os dez mais denunciados, com média de 245 registros por mês durante todo o ano de 2015.
 
Com base nas denúncias realizadas pelo Disque-Denúncia 181, foram desencadeadas várias ações nos municípios capixabas, resultando em 46 pessoas detidas, dentre elas seis procuradas pela Justiça e 147 procedimentos diversos, como instauração de inquéritos policiais, administrativos, termos circunstanciados, autos de infração, advertências, notificações e multas fiscais.
 
Por conta de sua atuação importante no trabalho policial, o Disque-Denúncia 181 busca incessantemente aprimorar suas atividades, reafirmando seu compromisso em bem atender aos cidadãos colaboradores, que têm acreditado no programa, bem como aos órgãos envolvidos no complexo da segurança pública e defesa social, buscando superar metas e alcançar resultados expressivos no enfrentamento à violência e à impunidade no Estado.
 
A população também pode contribuir por meio do "Testemunha Virtual". Um recurso dinâmico à disposição do cidadão para ajudar na redução da violência e controle da criminalidade. Disponível no endereço eletrônico http://testemunhavirtual.sesp.es.gov.br/.
 
Por meio do canal é possível assistir e enviar vídeos de crimes que tiveram Boletins de Ocorrência registrados. E se ao assistir a um desses vídeos, houver o reconhecimento de algum dos criminosos envolvidos, entrar em contato com a Central Disque-Denúncia, através do telefone 181.
 
APREENSÕES EM DEZEMBRO
• 28,876 Kg de drogas apreendidas (maconha, cocaína, crack);
• 05 armas de fogo retiradas de circulação e 116 munições de calibres diversos; 
• 15 aparelhos de telefone celular - produtos de furto/roubo e/ou utilizados na comunicação entre os criminosos; 
• R$4.480,95 em dinheiro; 
• 13 máquinas tipo “caça-níqueis”
 
Fonte: SECOM-ES