CIDADE
Dobra quantidade de lixo recolhido nas praias de Vila Velha/es no verão.
Dez novos pontos de depósito de lixo foram instalados já para o Carnaval.
Em 03/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Com o aumento no número de turistas no verão, cresce também a quantidade de lixo gerada nas praias de Vila Velha. São 1.350 toneladas de resíduos por mês, uma média de 45 toneladas por dia, ou seja, o dobro do que é recolhido nas praias nos dias fora da temporada. Com a proximidade do feriadão de carnaval, essa quantia aumenta ainda mais.
Pensando nisso, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsu), instalou nesta terça-feira (02), dez Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) na orla de Coqueiral de Itaparica, Itapuã e Praia da Costa. Os PEVs são destinados ao depósito de material reciclável e têm a capacidade para armazenar, ao todo, até 25 toneladas de material compactado.
Nos próximos dias, outras unidades serão instaladas em praças espalhadas pela cidade. A ideia é que esses equipamentos fiquem em locais de grande fluxo de pessoas e onde facilite a manobra de caminhões durante o recolhimento dos resíduos.
Todo o material reciclável (plástico, papel, metal e vidro) descartado nos PEVs é coletado pelas empresas que fazem a limpeza pública da cidade e encaminhado para a Associação de Catadores de Vila Velha, que separa e revende o material, gerando renda aos cooperados.
Hoje, Vila Velha conta com quatro PEVs, todos adesivados com informações do que pode e o que não pode ser depositado.
Além disso, no decorrer da orla, estão distribuídos 150 contentores, com capacidade para mil litros de lixo, 257 manilhas e uma média de 230 novas lixeiras, que foram substituídas no final do ano passado. Já a limpeza das praias de Itapuã, Itaparica, Praia da Costa, Barra do Jucu e Ponta da Fruta ocorre diariamente, das 6h às 14h. O serviço é feito por 40 funcionários, que contam com o auxílio de rastelos, vassouras, carrinhos coletores e vassouras mecanizadas. O caminhão ainda passa durante todo o dia fazendo a coleta da sujeira e do lixo dos quiosques, que são depositados nos contentores.
Segundo o Secretário de Serviços Urbanos, Reginaldo Loureiro, a instalação dos PEVs busca ajudar a manter a cidade limpa. “Esta é uma forma de conscientizar a população sobre a importância de descartar o lixo corretamente. Assim, não só a população ganha, mas também o meio ambiente.”
Fonte:PMVV