SAÚDE
Doença falciforme pode ser detectada no teste do pezinho.
Caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, a doença falciforme é muito grave...
Em 12/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, a doença falciforme é muito grave, de elevada mortalidade, porém pouco conhecida. Para lembrar e divulgar as formas de prevenção, as unidades de saúde de Vitória vão intensificar as orientações nesta quarta-feira (13), no Dia Municipal da Doença Falciforme.
É uma doença genética e hereditária, predominante na população negra, mas, devido à miscigenação, afeta outras raças. Causa complicações em todos os órgãos e sistemas do organismo, necessitando de cuidados especiais para toda a vida.
A doença falciforme é uma das que são identificadas no teste do pezinho nos recém-nascidos. Ele pode ser feito logo após o nascimento da criança e é oferecido em 26 unidades de saúde de Vitória. Veja a relação.
Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) desenvolve ações por meio da Política Municipal de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme, visando melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços para pacientes com a doença.
"Um dos cuidados primordiais é o diagnóstico precoce realizado pelo exame de eletroforese de hemoglobina e através do teste do pezinho", reforça a referência técnica em atenção à saúde das pessoas com doença falciforme, Daniele Pimentel.
Além do teste do pezinho para recém nascidos, a Semus disponibiliza desde 2008 o exame eletroforese da hemoglobina para os adolescentes maiores de 13 anos e toda a população adulta na triagem da doença falciforme. As gestantes também podem realizar o exame de eletroforese da hemoglobina no pré-natal.
Fonte:PMV