AGRICULTURA
Domingos Martins: Responsabilidade fiscal na agricultura
Agronegócio familiar movimenta a economia local, gera emprego, renda e fortalece as raízes
Em 01/08/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Com o desenvolvimento econômico, naturalmente vem a responsabilidade fiscal e lidar com essa parte dos negócios pode ser um desafio, principalmente para pequenos produtores.
Domingos Martins é um município de muitas potencialidades econômicas que vão além do turismo nas Montanhas Capixabas. O agronegócio familiar movimenta a economia local, gera emprego, renda e fortalece as raízes das famílias de agricultores na atividade trazida pelos antepassados que colonizaram a região.
Se até um passado recente ser da roça era sinônimo de atraso e falta de perspectiva, hoje, os produtores rurais enxergam a agricultura familiar como uma oportunidade de desenvolvimento sustentável. As gerações mais jovens, que costumavam planejar o futuro bem longe de casa, têm cada vez menos o sonho de ir para a cidade e vislumbram um momento favorável para investir conhecimento, levar tecnologia e alcançar resultados financeiros que impulsionem as atividades rurais como um plano de carreira e de vida.
>> Conab contrata frete para transportar 17,9 mil ton de milho
Com o desenvolvimento econômico, naturalmente vem a responsabilidade fiscal e lidar com essa parte dos negócios pode ser um desafio, principalmente para pequenos produtores. O acesso às novas tecnologias, sobretudo o que é relacionado à internet, pode ainda não ser tão acessível para quem mora e trabalha na região rural.
Pensando nesse cenário, a professora Yasnaia Peterle da EMEF Santa Isabel desenvolveu juntamente aos alunos do 9º ano, o projeto “Escola e Comunidade Rural, juntos na regularidade fiscal”, oriundo do programa Agrinho do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES). O objetivo da professora é ensinar as crianças sobre a importância e as vantagens da nota fiscal tanto para quem emite o documento, como para o município; e auxiliar os produtores rurais com a emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e), além de oferecer palestras sobre educação financeira e fiscal em eventos nas unidades escolares de Domingos Martins.
O primeiro evento da iniciativa aconteceu na última quinta-feira (27/07) em um intercâmbio escolar dos alunos da EMEF Santa Isabel na EMEF Eugênio Pinto Sant’Anna em São Miguel. Agricultores locais compareceram à quadra de esportes da escola e assistiram a palestras ministradas em parceria com a instituição financeira Sicredi sobre educação financeira, sobre a importância do agricultor como empreendedor rural e os benefícios da emissão da nota fiscal; e sobre o Plano Safra 2023/2024 do Governo Federal, que prevê recursos da ordem de R$ 364,22 bilhões em apoio à produção agropecuária nacional de médios e grandes produtores rurais até junho de 2024, além do incentivo e fortalecimento dos sistemas de produção ambientalmente sustentáveis, com redução das taxas de juros para recuperação de pastagens e premiação para os produtores rurais que adotam práticas agropecuárias consideradas mais sustentáveis.
Outra proposta do projeto é que o Núcleo de Atendimento ao Contribuinte (NAC) esteja presente nos eventos para realizar o cadastramento dos agricultores no sistema de emissão da NF-e e, para o sucesso da iniciativa, é imprescindível o acesso à internet no meio rural. Os alunos solicitaram que a Prefeitura avalie meios de ampliar a conexão no interior do município para que, dessa forma, todas as escolas possam aderir ao “Escola e Comunidade Rural, juntos na regularidade fiscal”, implementando a educação fiscal e financeira na grade curricular de todos os 9ºs anos.
É fundamental que os produtores rurais sintam-se acolhidos, incluídos e que tenham consciência de como são importantes não só no âmbito das comunidades, mas no desenvolvimento de todo um ecossistema econômico pautado na sustentabilidade. O reconhecimento que vem de projetos como o da EMEF Santa Isabel é força propulsora para que o campo cresça sem precisar virar cidade grande.
Estiveram presentes na ocasião, além de professores, equipe pedagógica, alunos das escolas e representes do Sicredi, o vice-prefeito Fabio Anselmo Trarbach, a secretária de educação Adenilde Stein Silva, a secretária da fazenda Franva Antônio Silva Cardoso, o secretário de desenvolvimento rural Rogério Manzoli e o vereador Johnei Cláudio Degen.
O próximo evento em que o projeto estará presente acontecerá no dia 3 de agosto (quinta-feira), a partir das 7:30h até as 16h, na quadra de esportes da EMEF Santa Isabel e contará com outras ideias inovadoras das turmas de 6º, 7º e 8º ano. Vale muito a pena ir conferir o que a garotada tem planejado para o futuro de Domingos Martins! (Secom/PMDM)
Leia também:
> Conab contrata frete para transportar 17,9 mil ton de milho
> Inscrições para Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau
> Cachoeiro vai comemorar Dia do Agricultor com evento
> Planetário de Vitória é garantia de diversão para toda a família
> Férias: muita diversão e conhecimento nas Escolas de Ciência
> Forró do Pontal: maior arrasta-pé do ES começa nesta sexta
> Vila Velha terá diversão para toda família no fim de semana
> Ibiraçu vai realizar o Festival do Pastel e Caldo de Cana
> Férias: veja dicas de lazer para todas as idades em Vitória
> Noite de samba agita distrito de Burarama na sexta-feira (21)
> Está chegando a “14º Agrofesta – Torneio Leiteiro”, em Acioli
TAGS: DOMINGOS MARTINS | ECONOMIA | EMPREGO | AGRICULTURA | RESPONSABILIDADE FISCAL