MOTOR
Dono de helicóptero híbrido é parado em blitz da polícia.
Veículo também é certificado para rodar na estrada.
Em 14/06/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Enquanto os fabricantes de automóveis do mundo todo competem para fabricar um carro voador, o tcheco Pavel Brezina preferiu buscar outra solução com seu GyroDrive, um mini-helicóptero que pode circular nas estradas.
Brezina, de 51 anos, é piloto, engenheiro e proprietário da "Nirvana Systems", uma empresa de motores para pequenos artefatos voadores. Ele assegura que seu veículo é capaz tanto de voar como de se mover por rodovias.
"É o único veículo voador certificado também para rodovias", explica à AFP em um hangar do aeroporto de Prerov-Bochor, no leste da República Tcheca.
"Os outros tentam construir um carro de grande velocidade que também possa voar, mas não é a mesma coisa."
Na República Tcheca, Brezina obteve a licença para seu GyroDrive em março, 3 anos após o início do projeto. Sua primeira viagem foi a Praga, cerca de 230 km ao oeste de Prerov-Bochor.
Após aterrissar em um aeroporto dos arredores da capital, seguiu com o veículo até a turística praça de Wecenslas, no centro da cidade, para tomar um café, mas foi parado pela polícia no meio do caminho. A polícia apenas verificou seus documentos e fez um teste de bafômetro.
"Se você visse um veículo assim circulando por Praga, você não iria pará-lo? Eu sim."
Como funciona?
Seu GyroDrive, construído sobre a base de um giroplano (mini-helicóptero), tem um rotor que pode subir e descer e uma hélice traseira para a propulsão.
A companhia de Brezina compra giroplanos fabricados na Alemanha e adiciona neles um sistema para passar de um motor a gasolina, para voar, a outro elétrico, para andar por rodovias.
Sobre o asfalto, o GyroDrive, que tem dois lugares, pode viajar a no máximo 40 km/h em trajetos curtos, para chegar a um posto de gasolina ou a um hotel, por exemplo. Porém, não pode circular por autopistas, onde a velocidade mínima é de 80 km/h.
O veículo é resistente ao vento, à chuva e à neve e precisa de cerca de 100 metros para decolar. No ar, pode atingir uma velocidade máxima de 180 km/h, com um raio de ação de 600 km.
Para transformá-lo em um veículo terrestre após o pouso, o piloto precisa imobilizar o rotor principal ao longo do eixo do GyroDrive e exibir sua placa de matrícula.
O preço de venda inicial do GyroDrive é de 1,5 milhão de coroas (cerca de R$ 211 mil), mas pode chegar a até quatro milhões de coroas (R$ 561 mil), dependendo das especificações.
Projetos similares
Enquanto Brezina sonha ir a Londres com sua mulher e seus filhos a bordo de GyroDrives, vários fabricantes estão desenvolvendo veículos similares.
Na vizinha Eslováquia, a companhia AeroMobil assegura ter recebido dezenas de pedidos para seu carro com asas e um turbopropulsor que deve chegar ao mercado em 2020.
O AeroMobil poderia atingir até 180 km/h na estrada e 360 km/h no ar, com um raio de ação de 700 km em ambos os casos.
O presidente da companhia, Juraj Vaculik, explica que pretende produzir 500 unidades inicialmente, embora seu preço - entre € 1,2 milhão e € 1,5 milhão (R$ 4,45 milhões a R$ 5,57 milhões) - poderia limitar as vendas.
O gigante japonês Toyota também participa em um projeto de carro voador, desenvolvido por um grupo de jovens engenheiros.
O veículo, chamado "SkyDrive" e com espaço apenas para um motorista-piloto, tem asas retráteis e usa tecnologia de drones para voar a 100 km/h a uma altura de dez metros, e para se deslocar a 150 km/h em estradas.
A startup Kitty Hawk, do Vale do Silício (Califórnia), publicou um vídeo de um protótipo aéreo chamado "Flyer" e anunciou planos de disponibilizar uma "máquina voadora pessoal" ainda neste ano.