ESPORTE NACIONAL
Dorival Jr e Enderson Moreira melhoram o Palmeiras e o Santos
Dorival e Enderson fizeram seus times crescerem na competição depois que assumiram.
Em 19/10/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A continuidade dos treinadores é a ideia inicial para o sucesso no futebol. Mas nem sempre tal aposta é sinônimo de bons resultados. Nos casos de Palmeiras e Santos, adversários no clássico deste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Pacaembu, pela 29ª rodada do Brasileirão, a mudança no comando técnico se mostrou positiva.
Verdão e Peixe apresentaram Dorival Júnior e Enderson Moreira, respectivamente, no mesmo dia: 3 de setembro (veja gráfico com as trajetórias abaixo). Desde então, ainda que tenham oscilado, os dois conseguiram melhorar os aproveitamentos em relação aos antecessores Oswaldo de Oliveira e Ricardo Gareca.
No Palmeiras, Dorival recuperou o bom futebol do time. Depois de começar apostando no 4-2-3-1, o comandante consolidou o esquema 4-4-2 e contou com as voltas de Fernando Prass, Wesley e Valdivia para conseguir três vitórias seguidas. Seu aproveitamento é de 56,6%, com cinco vitórias, dois empates e três derrotas, em dez jogos. Gareca obteve 14,8% de aproveitamento, conquistando quatro pontos em nove partidas.
A contratação de Enderson, contestada no início, também fez bem ao Peixe. Enquanto o aproveitamento no Brasileiro com Oswaldo de Oliveira era de 42,6%, o Santos atingiu 60% com o novo treinador – é superior, por exemplo, ao do vice-líder Internacional (59,5%). Sob seu comando, o Alvinegro também voltou a jogar bem fora de casa, chegando a ganhar dois jogos em sequência como visitante: um pela Copa do Brasil (Botafogo, 3 a 2) e um no Brasileiro (Flamengo, 1 a 0).
Outra característica do Santos comandado por Enderson é a rotatividade dos jogadores. Em 12 partidas, ele utilizou 25 atletas diferentes, e ainda não repetiu a formação inicial. A rotação se dá principalmente no ataque, com Leandro Damião e Gabriel revezando no posto de centroavantes. Além disso, com o novo treinador, Geuvânio reconquistou espaço e a confiança que mostrou no início da temporada, quando foi eleito a revelação do Campeonato Paulista.

Por GE