CIDADE

Doze bairros de Vitória(ES) estão com infestação de dengue, diz prefeitura.

Entre os bairros estão Jardim Camburi, Bento Ferreira e Fradinhos.

Em 10/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Levantamento Rápido de Infestação do mosquito Aedes Aegypti (LIRAa) do mês de julho mostra que 12 bairros estão com grande concentração de infestação da dengue.

Segundo o LIRAa, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), os depósitos predominantes onde são encontradas as larvas do mosquito são: pratinhos de plantas, ralos de varanda e calhas, depósitos de água sem tampa, lixo e sucatas em pátios de ferro velho.

Por isso, as recomendações para os bairros Ilha de Santa Maria, Ilha da Fumaça, Bento Ferreira, Ilha de Monte Belo, Jesus de Nazareth, Bairro de Lourdes, Jucutuquara, Cruzamento, Fradinhos, Santa Cecília, Santos Dumont e Jardim Camburi são vistorias frequentes, limpeza de calhas, vedação dos depósitos de água, acondicionamento de lixo em sacolas plásticas e destinação adequada de sucatas e outros materiais inservíveis.

Relatório

O LIRAa identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito e proporciona informações qualificadas para a atuação dos agentes de combate às endemias nas ações de prevenção.

Permite também direcionar orientações aos moradores dos bairros onde o índice encontra-se com risco de transmissão da doença. O levantamento foi realizado em 80 bairros da capital e somente 13 foram identificados com baixo risco para a transmissão da dengue. .

Casos

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da Semus, de janeiro a julho, foram notificados 2.258 casos de dengue em Vitória. No mês de maio, foram notificados 846 casos; em junho, 479; e em julho, 275.

Apesar da queda nos números, a Prefeitura de Vitória continua com várias ações de prevenção e combate ao mosquito, como a visita dos agentes de combate às endemias em residências, o atendimento de demandas da população através do Fala Vitória 156 e o bloqueio químico de casos notificados com equipamento costal.

Fumacê

Além disso, a Prefeitura está realizando o combate aos mosquitos com aplicação espacial de inseticida em galerias de ruas e avenidas de Vitória e tem intensificado os ciclos de aplicação espacial de inseticida por meio do carro fumacê.

Como o mosquito da dengue tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, os moradores também podem ajudar a prevenir a dengue. Basta adotar hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas.

Fonte: SECOM/PMV