NEGÓCIOS

DU 5.183-R já beneficiou 5.693 empresas no Espírito Santo

Empresas de baixo risco já se beneficiaram com medida que desburocratiza empreendedorismo.

Em 30/09/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Drazen Photo/(Reprodução/Revista News)

Desde fevereiro, 2.922 novas empresas foram constituídas sem a necessidade de licenciamento em órgãos estaduais, e outras 2.771 já existentes foram dispensadas do processo ao realizar alterações cadastrais.


Siga a Rádio CCNEWS FM no Instagram e participe das promoções

A dispensa de licenciamento para atividades econômicas de baixo risco já beneficiou 5.693 empresas no Estado do Espírito Santo desde fevereiro, quando passou a funcionar no sistema Simplifica-ES o decreto unificado 5.183-R/2022. Com o decreto, o empreendedor pode iniciar as atividades logo após obter o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica (CNPJ) emitido pelo órgão responsável, com menos burocracia e mais agilidade. 

>> "Papo de Quinta" reúne mulheres para desenvolver negócios

Nesse período, 2.922 novas empresas foram constituídas sem a necessidade de licenciamento em órgãos estaduais, e outras 2.771 já existentes foram dispensadas do processo ao realizar alterações cadastrais.

O decreto institui a listagem com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) das atividades econômicas de baixo risco, que não estão mais sujeitas ao licenciamento em seu âmbito. Das 1.332 atividades econômicas incluídas no CNAEs, o Espírito Santo dispensa um total de 620 atividades.

Licenciamento

As empresas em que todas as atividades econômicas se enquadram entre essas 620 consideradas de baixo risco não precisam mais realizar o licenciamento, antes obrigatório, em quatro órgãos estaduais licenciadores: Vigilância Sanitária, Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES).

O presidente da Junta Comercial do Estado (JUCEES), Paulo Meneguelli, observa que o Espírito Santo, que já é referência na facilidade para abertura de empresas, ganhou ainda mais competitividade para atrair novos empreendedores com a implantação do decreto da liberdade econômica no sistema Simplifica-ES.

“O decreto unificado trouxe mais facilidade e maior previsibilidade para que novas empresas entrem no mercado. Estamos dando a autonomia que os cidadãos precisam para criar atividades econômicas, gerar emprego e renda com muito mais celeridade e, assim, toda a sociedade é beneficiada”, destacou Paulo Meneguelli. (Com informações da Sefaz)

Leia também:

"Papo de Quinta" reúne mulheres para desenvolver negócios
"35ª edição da Feira Acaps Trade Show" começa nesta terça (26)
"Feira de Negócios" fará cadastro para vagas de emprego
SuperAção terá serviços públicos de educação ambiental
Regência receberá diversos serviços gratuitos de cidadania
Serra + Cidadã vai oferecer vagas para carteira de identidade
Anchieta: Cras de Limeira irá atender cerca de 450 famílias
Marataízes realiza um mutirão de emissão de identidade 
Central de Benefícios já realizou quase 80 mil atendimentos
Nova Venécia realiza entrega de Kit natalidade à gestantes

TAGS:
EMPRESAS | BENEFICIADAS | NEGÓCIOS | DECRETO | BAIXO RISCO