CIDADE

Edital para retomar obras de Aeroporto de Vitória (ES) é aberto

Segundo Infraero, o contrato com a empresa é assinado em fevereiro.

Em 20/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A abertura das propostas das empresas interessadas em retomar a obra de ampliação e modernização do terminal aeroportuário de Vitória, no Espírito Santo, paralisada desde 2008, começa nesta quinta-feira (20), em Brasília. De acordo com o senador Ricardo Ferraço (PMDB), a previsão é de que as obras sejam retomadas em janeiro de 2015. Já segundo informações da Infraero, o contrato com a empresa vencedora deverá ser assinado em fevereiro. O prazo para as obras é de até dois anos e meio.

A licitação para que a empresa ou grupo, que dará continuidade às obras, seja contratada será pela modalidade do Regime Diferenciado de Contratações (RDC). O principal critério para a definição do vencedor é o menor custo da obra.

Todas as etapas do processo licitatório estão sob responsabilidade da Infraero, em Brasília. A primeira fase da licitação envolve a proposta financeira. Serão analisados os preços propostos pelos participantes da concorrência e a classificação será de acordo com o valor apresentado. Ganha quem apresentar o menor custo.

Na segunda etapa será feita a análise da documentação das empresas que apresentaram a melhor proposta financeira. Após a abertura dos envelopes, a Infraero, antes de homologar o resultado da concorrência, precisa reservar um tempo para que as empresas perdedoras, caso desejem, façam questionamentos ou peçam esclarecimentos. A expectativa é que o resultado seja homologado no final de dezembro ou início de janeiro.

O edital prevê outra pista maior, um novo terminal de passageiros, estacionamento, pátio de aeronaves e reformas para ampliar a operação. A capacidade passará dos atuais 4,2 milhões de passageiros por ano para 9,8 milhões passageiros por ano.

De acordo com a Infraero, o contrato com a empresa vencedora deverá ser assinado em fevereiro. Se não houver questionamentos, recursos ou ações judiciais há a possibilidade, mesmo que remota, de que a assinatura ocorra em janeiro.

O senador Ricardo Ferraço afirmou que a abertura da licitação foi a resposta oficial e formal das autoridades que têm essa responsabilidade. "O que nós vamos fazer é continuar cobrando. Esse é o nosso papel, até porque o aeroporto de Vitória já se transformou em uma novela mexicana, que tem princípio, tem meio, mas não tem fim. E o nosso papel é cobrar para que o Espírito Santo tenha um aeroporto compatível com a sua contribuição", explicou.

Fonte: G1-Espírito Santo