NEGÓCIOS
EDP ES divulga balanço anual de combate furto de energia
O volume de energia recuperada daria para abastecer o município de Serra por um mês.
Em 11/01/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
No balanço das ações de combate ao furto de energia, a EDP Espírito Santo executou mais de 100 mil fiscalizações em campo no ano de 2017, nos 70 munícipios capixabas que atende. O volume de energia recuperada daria para abastecer o município de Serra por um mês. As atividades em campo são realizadas por equipes técnicas com treinamento e equipamentos específicos para identificar manipulações nos medidores ou qualquer anormalidade na rede.
Em relação ao resultado do mesmo período do ano anterior, foram identificadas 11% mais irregularidades, como manipulação de medidores e ligações irregulares. Além do alto risco para a população e do impacto negativo na qualidade da energia elétrica, este tipo de prática representa um acréscimo no valor da conta de luz dos clientes regulares, além do prejuízo à Distribuidora.
Previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, o furto de energia é crime: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 01 (um) a 04 (quatro) anos, e multa”. E, conforme a regra da Resolução Aneel, é realizada a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.
Retirada de ligações clandestinas
A ação ilegal pode provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população, que sofre com a interrupção ou oscilação do fornecimento para sua residência e nas vias públicas. As ligações irregulares trazem ainda o risco de acidentes mais sérios, como a morte do infrator ou de terceiros, pois os cabos da rede elétrica sempre estão energizados.
E, ao contrário do que muitos imaginam, o furto de energia elétrica não traz perdas apenas para a Concessionária. Os maiores lesados são os próprios clientes. Como a tarifa abrange também as perdas elétricas, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.
Com intuito de coibir cada vez mais o furto de energia, a EDP Espírito Santo pede que a população contribua denunciando as ligações irregulares. Para tanto, disponibiliza os canais de atendimento aos consumidores: o EDP Online, pelo site www.edponline.com.br, aplicativo, agências de atendimento presencial e a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 721 0707, que funcionam 24 horas e com ligação gratuita. O sigilo é total, e a inspeção realizada com a máxima urgência.
(Foto: Divulgação)