EDUCAÇÃO

Educação básica de Cariacica mantém índices positivos

Seme teve que criar alternativas durante a pandemia da Covid para evitar a evasão escolar

Em 20/09/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Cláudio Postay/PMC

Na última semana foram divulgados os resultados da rede pública das séries iniciais (1° ao 5° anos) e das séries finais (6° ao 9° anos).

A Secretaria de Educação (Seme) teve que criar alternativas durante a pandemia da Covid-19 para evitar a evasão escolar dos alunos da rede municipal. E os investimentos e estratégias adotadas pelo município no período de aulas remotas contribuíram para que não houvesse queda do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), conforme ocorreu em grande parte das redes de ensino.

Na última semana foram divulgados os resultados da rede pública das séries iniciais (1° ao 5° anos) e das séries finais (6° ao 9° anos). Nos anos iniciais o resultado de 2021 foi 5,6, mantendo o mesmo de 2019, o que é considerado positivo, uma vez que os alunos estiveram afastados das aulas presenciais.

Já nos anos finais o Ideb do município, que já vinha crescendo na série histórica, teve um aumento substancial, saltando de 4,3 em 2019 para 4,5 em 2021.

“Nosso compromisso é oferecer uma educação cada vez mais moderna e preocupada com a recomposição da aprendizagem dos alunos, visando reverter todos os prejuízos causados pela pandemia. Somente em 2022 já realizamos investimentos que ultrapassam os R$ 40 milhões em equipamentos tecnológicos, literatura, conectividade, infraestrutura escolar, mobiliários, além de um novo Plano de Carreira que garantiu a aplicação do piso salarial nacional a todos os professores de nossa rede”, ressaltou José Roberto Martins Aguiar, secretário de Educação.

Tecnologia, diversão e infraestrutura

Para obter estes resultados, a Seme investiu em em tecnologia, com a criação do Centro de Mídias, que auxiliou os alunos durante a pandemia. Os conteúdos produzidos pelo Centro de Mídias são transmitidos pela TV aberta nos canais 8.2, 8.3 e 8.4, como parte das atividades educacionais do Dever em Casa.

O Dever em Casa proporcionou uma educação ainda mais significativa para os alunos, no que se refere ao conteúdo, e todas as equipes estiveram alinhadas para garantir sua melhor adequação. 

A Seme também investe na melhoria da infraestutura das escolas do município e na oferta de conteúdos para tornar a escola um ambiente cada vez mais atrativo. Somente no projeto Renova Escola, 56 unidades foram reformadas. Outras 25 instituições de ensino estão na fila para serem reformadas ou construídas pela Seme.

Além disso, a Seme oferece programações culturais e esportivas para seus alunos, como as competições Vem Cantando e Vem Cantando Kids, Cariacica Gamer e os Jogos Escolares, entre outras ações promovidas durante o ano letivo. 

Sobre o Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10. (Semco/PMC)

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