EDUCAÇÃO

Educação de Viana é destaque em avaliação de alfabetização

Os alunos da rede de ensino de Viana evoluíram nos dados do teste Fluência em Leitura.

Em 30/08/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Davi dos Santos, aluno da EMEF Padre Antunes Siqueira

Está avaliação busca aferir a fluência em leitura dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental da rede estadual e municipal. 

A melhor educação da Grande Vitória é destaque na alfabetização! Os alunos dos 2º anos da rede municipal de ensino de Viana evoluíram nos dados do teste Fluência em Leitura, da Secretaria Estadual de Educação (SEDU). A avaliação dos nossos pequenos leitores saltou de 7,7%, em 2022, para 29%, em 2023, um crescimento de quase, 276% na avaliação.

Está avaliação busca aferir a fluência em leitura dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental da rede estadual e municipal. Isso significa avaliar o processo de alfabetização na clareza, por meio da velocidade, precisão e prosódia (entonação das palavras e textos lidos).

>> Viana e IFES oferecem curso profissionalizante para mulheres

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), comprometida com um ensino de qualidade, vem garantindo os direitos de aprender de cada aluno das escolas da rede pública de Viana, com foco na alfabetização no tempo certo para todos.

"Os alunos criam mais autonomia, sabem ler, interpretar e refletir uma informação, sendo capaz de tirar suas próprias conclusões sobre determinados temas. Por meio da escrita, as crianças constroem seus próprios conhecimentos", destacou a professora da EMEF Padre Antunes Siqueira.

Além disso, a professora destaca que os treinamentos que os profissionais da educação recebem do município são de grande valor para alcançar os resultados de excelente e se tornando destaque no estado.

"Nos, professores, especificamente do segundo ano, e de outras classes, recebemos treinamentos, orientações, troca de ideias com professores de outras escolas do município e ações que contribuem para organização e planejamento de nossas aulas”, comentou.

O resultado do trabalho realizado nas unidades de ensino, fomentando a leitura e visando o protagonismo do aluno no exercício da sua autonomia, tendo como ponto de partida e de chegada o encorajamento e segurança para ler com fluência em um ambiente de respeito às especificidades.

Ângela Cavati, secretária de educação, ressalta a importância da leitura para as crianças. Ela afirma que o momento realizado em família aumenta a conexão entre pais e filhos.

“A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores. Quando estimulada desde a infância, os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, os alunos desenvolvem a concentração, memoria, o raciocínio, a compreensão, estimula a linguagem e amplia a capacidade criativa”, comenta a secretária.

Projeto Ler, Contar e Encantar estimula a leitura

Viana estimula os 14 mil alunos da Rede Municipal de Ensino a se tornarem leitores fluentes com o projeto Ler, Contar e Encantar. Foram investidos mais de R$ 4 milhões em 36 mil livros, que serão distribuídos para os estudantes do município. Os estudantes recebem livros de literatura infanto-juvenil, distribuídos conforme a série em que estão matriculados, que os incentivarão a mergulhar em um mundo de fantasia e estimular a leitura. (Secom/PMViana)

Leia também:

Viana e IFES oferecem curso profissionalizante para mulheres
Escola cria agência de marketing e movimenta o comércio
Inscrições abertas para curso cervejeiro prático em Viana
Prouni: termina hoje prazo para comprovar documento
Anchieta oferece ​​​​​​​curso para produtores de cacau no interior
Marataízes e Marinha iniciam capacitação de pescadores
Qualificar ES oferta vagas presenciais destinadas a mulheres
MEC regulamenta instituições à supervisão do Mais Médicos
PMVV: Alunos têm aula no Centro de Operações da GMVV
ENEM 2023: Simuladão gratuito para a preparação do exame
Pólo da Universidade Aberta do Brasil é inaugurado em Viana

TAGS:
VIANA | ALUNOS | AVALIAÇÃO | FLUÊNCIA | LEITURA