EDUCAÇÃO
Educação de Vitória celebra os resultados do índice Ideb
Educação de Vitória reúne diretores e pedagogos para celebrar os resultados do Ideb
Em 22/08/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Vitória, mais uma vez, consolidou avanços expressivos na educação, reafirmando seu compromisso com o direito à aprendizagem de cada criança e estudante.
Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram
Valorizar o trabalho dos profissionais que reposicionaram a Educação de Vitória no cenário nacional. Esse foi o objetivo do encontro realizado nesta terça-feira (20), que reuniu diretores, pedagogos e técnicos da Educação, cuja atuação foi crucial para o notável sucesso, a fim de celebrar os resultados obtidos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O evento foi realizado no auditório da Prefeitura de Vitória.
>> Governo oferta mais de 9 mil vagas para cursos presenciais
"Organizamos essa devolutiva para parabenizá-los pelos extraordinários resultados obtidos no IDEB deste ano. Esse é um reconhecimento do trabalho árduo, da dedicação e do compromisso de cada um de vocês com a educação. Nós entendemos que o sucesso não é resultado de mudanças em pessoas, mas de mudanças significativas nos processos. Focamos na garantia do direito às aprendizagens, na importância das avaliações diagnósticas, das evidências, das formações continuadas e nas assessorias personalizadas, promovendo um olhar mais atento e detalhado sobre as necessidades de nossos estudantes, e aperfeiçoamos nossas práticas pedagógicas para assegurar que todos aprendam", disse a secretária de Educação, Juliana Rohsner.
A subsecretária de Gestão Pedagógica, Luana Lemos, conduziu uma apresentação que divulgou os principais resultados da rede, das escolas e também socializou uma análise sobre a série histórica do Ideb. Em seguida, foram entregues certificados aos diretores das escolas mais bem colocadas, como forma de reconhecimento público e valorização dos resultados obtidos.
Quem também fez questão de saudar os diretores e agradecer pelos esforços diários para garantir uma educação pública de qualidade foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
"Desde o anúncio dos resultados, confesso que este dia especial tem sido aguardado com muita expectativa. É um momento para celebrar algo que acreditamos e construímos juntos a pouquíssimo tempo atrás. Os resultados que alcançamos vão muito além dos números, que, embora relevantes e importantes, são apenas uma parte da nossa jornada", ressaltou o prefeito.
Pazolini ressaltou ainda que o resultado se torna ainda mais expressivo, pois o índice estava estagnado desde 2015, início da série histórica.
"A alegria que compartilho com todos vocês é imensa, pois conseguimos 'descongelar' o Ideb e mostrar que estamos no caminho certo. Caminhar pelas ruas e ver a participação ativa das famílias na vida escolar das crianças é um sinal claro de mudança. A transformação do apoio das famílias à educação é um reflexo da valorização da educação pública", completou.
Avanços
Vitória, mais uma vez, consolidou avanços expressivos na educação, reafirmando seu compromisso com o direito à aprendizagem de cada criança e estudante. Na última semana, o Ministério da Educação revelou os dados do Ideb, destacando que Vitória alcançou o índice de 6,1 nos anos iniciais (1° ao 5° ano) e 5,0 nos anos finais (6° ao 9° ano).
A qualidade da educação municipal estava estagnada nos anos iniciais do ensino fundamental, com um índice de 5,6 desde 2015, de acordo com as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que são realizadas bienalmente. Portanto, alcançar o indice de 6,1 representa um marco significativo para a educação pública da capital capixaba.
Por sua vez, o avanço nos anos finais do ensino fundamental também foi expressivo: o último índice, relativo a 2019 e 2021, era de 4,6. Agora, de acordo com os últimos dados divulgados, a rede municipal de ensino registrou o índice de 5,0, o que representa a consolidação da aprendizagem também nesta etapa do ensino fundamental.
O novo índice do Ideb também representa a maior nota da história de Vitória, colocando o município em 1º lugar entre as capitais do Sudeste. Outro importante resultado obtido pela capital, de acordo com o índice do Ideb, foi a 7ª colocação nos anos finais entre todas as capitais do Brasil, o que representa um avanço significativo na qualidade da educação e reflete os esforços contínuos em prol da excelência educacional na rede pública de Vitória.
Além disso, Vitória alcançou o 1º lugar em aprendizagem na Região Metropolitana do Espírito Santo e registrou o maior crescimento da aprendizagem nos anos finais entre as capitais do estado.
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Governo oferta mais de 9 mil vagas para cursos presenciais
> Escolas de Anchieta têm notas acima da média estadual no Ideb
> Governo ES aumenta valor das bolsas de formação científica
> Matemática é estudo, persistência e sorte, diz medalhista
> Sedu realiza aulões preparatórios para a prova do Enem
> Resultado da 2ª chamada do Prouni sai nesta terça-feira
> Alunos de Linhares são selecionadas pelo Ponte para o Futuro
> Espírito Santo é 1º no Ensino Médio no Brasil, segundo o Ideb
> Educação profissional pode estimular interesse por cursos
TAGS: EDUCAÇÃO | VITÓRIA | RESULTADOS | IDEB | DIRETORES