SAÚDE
Educação promove ações para alertar sobre consumo exagerado de sal.
Haverá palestras, oficinas e dinâmicas sobre alimentação saudável em várias escolas
Em 07/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Nesta semana, quando se comemora a Semana Mundial de Conscientização sobre o Sal, o Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com os estagiários do curso de Nutrição da Faculdade Salesiana, em Vitória, vai promover ações em escolas da rede alertando para o consumo exagerado de sal, principalmente nos contidos nos alimentos processados, embutidos, industrializados e congelados.
“A leitura dos rótulos sempre é indispensável, mas é importante comer mais alimentos in natura e feitos em casa, com menos sal, do que os industrializados. O grande problema é que o sal está oculto nos alimentos industrializados e as pessoas desconhecem ou não estão habituadas a lerem os rótulos”, alerta a gerente do Setor de Alimentação, Graziele Chalhub.
Além de palestras, os alunos participarão de oficinas e dinâmicas sobre alimentação saudável. Aprenderão também a fazer o sal de ervas, que é mais saudável e agrega as inúmeras propriedades e benefícios das ervas.
Vulnerável - De acordo com Graziele Chalhub, as crianças, assim como os adultos, consomem mais sal do que a quantidade máxima recomendada pelo Organização Mundial de Saúde (OMS). “O primeiro grupo é considerado vulnerável, porque frequentemente tem pouca influência sobre suas escolhas alimentares e são menos protegidas como consumidores”, explicou Graziele.
Escolas que terão atividades
08/03 – Umef Professor Luiz Malizeck, Divino Espírito Santo - matutino
08/03 – Umef Edson Tavares, Ilha dos Bentos – matutino
09/03 – Umef Professor Elson José de Souza, Jaburuna - matutino
10/03 - Umef Professor Thelmo Torres - à noite , para os alunos da Educação de Jovens e Adultos
Receita do sal de ervas:
Orégano, alecrim, salsa desidratada, manjericão e sal marinho.
Modo de fazer - Colocar a mesma quantidade de ervas secas no liquidificador e triturar bem, depois acrescentar a mesma quantidade de sal marinho, sal grosso ou sal comum.
Fonte:PMVV