EDUCAÇÃO

Educação: Vitória prepara profissionais para ano letivo

Ao longo do ano serão ofertadas formações para todas as etapas e modalidades de ensino

Em 26/01/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Brunella França /PMV

A programação é extensa e contará com encontros virtuais e presenciais, coordenados pela equipe da Gerência de Desenvolvimento e Formação Escolar (GFDE), com início nesta quinta-feira (27) e término no dia 04 de fevereiro.

Promover momentos de estudos, trocas de experiências, atividades práticas e orientações que contribuem para a organização do trabalho pedagógico, além de fortalecer os processos educacionais para o ano letivo 2022, que tem início no dia 7 de fevereiro. Esses são os objetivos do processo formativo promovido pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), que envolverá 1.100 profissionais, dentre eles: diretores, pedagogos, professores, coordenadores e assistentes de educação infantil (AEI).

A programação é extensa e contará com encontros virtuais e presenciais, coordenados pela equipe da Gerência de Desenvolvimento e Formação Escolar (GFDE), com início nesta quinta-feira (27) e término no dia 04 de fevereiro.

“Por meio desses processos formativos, buscamos oferecer novas perspectivas de atuação que impactam positivamente na interação com as crianças e estudantes da rede de ensino, além de possibilitar experiências formativas voltadas para o fortalecimento das ações educativas nos diversos âmbitos de atuação dos profissionais”, destacou Truman Viera Junior, gerente da GFDE.

Formação continuada

Ao longo do ano letivo 2022, também serão ofertadas formações para todas as etapas e modalidades de ensino, abarcando temáticas que atendem às especificidades e às expectativas apontadas pelos profissionais da rede.

“Serão ofertados cursos dentro e fora do horário de trabalho, envolvendo o aprofundamento em temas dos currículos como, educação inclusiva, alfabetização, usos das tecnologias digitais, robótica educacional, projeto de vida, educação empreendedora e financeira, práticas integradoras, temas transversais, diálogos com as áreas do conhecimento, educação não formal, entre outros”, completou Truman.

Veja a programação dos processos formativos

27 de janeiro

  • Diretores escolares dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) em tempo integral

3 de fevereiro

  • Professores de Práticas Experimentais
  • Novos profissionais que estão integrando o quadro das Emef Tempo Integral

3 e 4 de fevereiro

  • Palestra “Primeiros Socorros” com o Corpo de Bombeiros para coordenadores de Emef e Assistentes de Educação Infantil (AEIs) das unidades de ensino das regiões de Santo Antônio e Grande São Pedro

4 de fevereiro

  • Professores de Projeto de Vida
  • Coordenadores da Educação infantil
  • Profissionais que estão integrando o quadro dos Cmei tempo integral. (Secom/PMV)

Leia também:

Matrículas abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
EJA: interessados podem procurar escola onde desejam estudar
Escolas do mundo tentam se adaptar ao duro impacto da covid
Indígenas e quilombolas já podem concorrer a bolsas em cursos
Pandemia favoreceu ensino remoto e aumentou desigualdade
Estudantes conquistam medalhas na Olimpíada de Matemática
Enem 2022 vai ser realizado nos dias 13 e 20 de novembro
Vitória convoca 826 profissionais para atuar na rede de ensino
Mais de 14 mil vagas disponíveis nas escolas de Vila Velha
Curso na área de Tecnologia da Informação para mulheres

TAGS: 
VITÓRIA | FORMAÇÃO | PROFISSIONAIS | ANO LETIVO | SEME