POLÍTICA INTERNACIONAL

Eleições legislativas na Croácia mantêm suspense até último voto.

Nesta eleição, o HDZ apresentou um nome mais moderado, Andrej Plenkovic.

Em 12/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os conservadores croatas mantinham uma estreita vantagem sobre a oposição socialdemocrata nas eleições legislativas deste domingo (11), deixando o país na incerteza e na expectativa - apontam resultados oficiais, após a apuração de cerca de 80% dos votos.

Até o momento, os conservadores do HDZ liderado por Andrej Plenkovic aparecem com 61 dos 151 assentos, insuficientes para formar um governo sem alianças, enquanto a oposição socialdemocrata do ex-premiê Zoran Lilanovic soma 54 cadeiras.

O próximo governo croata

"Tenho certeza de que somos o partido que terá o privilégio de formar o próximo governo croata", declarou Plenkovic a seus correligionários na madrugada desta segunda-feira (horário local).

"É preciso esperar a contagem de todos os votos" antes de contar vitória, rebateu seu oponente socialdemocrata, do SDP.

Nesta eleição, o HDZ apresentou um nome mais moderado, Andrej Plenkovic, de 46, que prometeu afastar o partido do populismo e do extremismo. Acredita-se que ele tenha melhores condições de compor uma coalizão, se tiver o apoio do Partido Most ("Ponte", em croata). O Most participou da coalizão no poder liderada pelo HDZ.

3,8 milhões de eleitores

Hoje, cerca de 3,8 milhões de eleitores eram esperados nas urnas para eleger deputados das 7.000 circunscrições eleitorais habilitadas nesse país de 4,2 milhões de habitantes e membro da União Europeia (UE) desde 2013.

Pode levar vários dias até que seja possível saber quem será o novo primeiro-ministro, posto disputado pelo conservador Plenkovic (HDZ) e por Milanovic (SDP).

AFP