POLÍTICA INTERNACIONAL

Eleições regionais na França têm 16,27% de participação até o fim da manhã.

A grande novidade destas eleições é que o país está dividido em 13 regiões, em vez de 22.

Em 06/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A participação nas eleições regionais na França alcançou 16,27% no final da manhã. É a primeira vez, em 50 anos, que a França realiza eleições em nível nacional no mês de dezembro.

A grande novidade destas eleições é que o país está dividido em 13 regiões, em vez de 22, como era até agora, devido à simplificação administrativa promovida pelo presidente François Hollande.

Os conselhos regionais tiveram reforçados os seus poderes, o que afeta o desenvolvimento econômico dos territórios, o planejamento e o financiamento dos transportes públicos e a organização educacional.

Depois de uma campanha quase inexistente, realizada no período de estado de emergência decretado pelas autoridades depois dos atentados em Paris – que provocaram 130 mortes –, 44,6 milhões de franceses vão às urnas para eleger 1.757 conselheiros regionais entre os 21.456 candidatos, divididos em 171 listas.

Este é o último teste político antes das eleições presidenciais de 2017, em que o partido ultranacionalista Frente Nacional (FN), de Marine Le Pen, poderá alcançar resultados históricos.

Agência Lusa