POLÍTICA CAPIXABA
Eleitores de Vitória(ES) começam a fazer cadastro para voto biométrico.
Mais de 250 mil pessoas precisam agendar horário e local para cadastro.
Em 13/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os eleitores de Vitória vão começar a fazer o cadastro biométrico, a partir desta terça-feira (13). Ao todo, cerca de 257 mil eleitores devem comparecer ao cartório eleitoral da capital para realizar o cadastramento.
“Começamos essa revisão em diversos municípios, mas Vitória, por ser um município muito populoso e um dos maiores colégios eleitorais do Estado, (o cadastramento) terá início logo para podermos concluir os trabalhos dentro do prazo”, explicou o corregedor e presidente eleito do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) para o próximo biênio, desembargador Sérgio Gama.
Ele lembrou que o cadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que o voto é facultativo: os analfabetos, os eleitores entre 16 e 18 anos e os com mais de 70 anos.
O procedimento será feito apenas por agendamento até o dia 27 de março de 2016 nos três cartórios eleitorais de Vitória, o do Centro (1ª Zona), o da Praia do Suá (52ª Zona) e o de Jardim Camburi (56ª Zona).
O agendamento será feito pelo site do TRE–ES, em que o eleitor escolherá a data, horário e identificará o cartório mais próximo para atendimento. Para fazer a revisão biométrica o eleitor deve levar ao posto de atendimento um documento oficial de identificação e comprovante de residência.
O eleitor que não comparecer dentro do prazo terá o título cancelado, fica impedido de obter passaporte, de participar de licitações, de tomar posse em cargos públicos e de se matricular em instituições públicas de ensino.
Vitórial será a segunda cidade da Região Metropolitana a contar com a identificação por meio da digital para a votação nas eleições de 2016. Viana já possui o sistema desde as eleições de 2012.
Até março, outras 13 cidades do interior do Espírito Santo também terão mudanças na identificação eleitoral no próximo pleito. A previsão do TRE é que todas as cidades estejam cadastradas até 2020.
Segurança
A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir mais segurança ao processo eleitoral. O corregedor do TRE destacou que o voto biométrico evita fraudes, pois não será possível votar com o título de eleitor de outra pessoa. “Só votarão aqueles que realmente estão plenamente em dia com a Justiça Eleitoral”, disse.
A única diferença para os eleitores dos municípios que terão urna biométrica é o momento da identificação. Quando se apresentar na seção eleitoral, a pessoa terá a impressão digital colhida tanto do dedo polegar quanto do indicador. Em seguida, ela segue para a urna para votar normalmente.
Fonte: G1-ES