ESPORTE INTERNACIONAL

Elkeson faz golaço, garante título da Ásia e põe time de Felipão no Mundial.

Evergrande é bi da Liga dos Campeões com belo gol do atacante.

Em 21/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Muitos torcedores podem ter estranhado a decisão de Luiz Felipe Scolari de ter deixado Robinho fora da Liga dos Campeões da Ásia para inscrever Elkeson entre os três estrangeiros do Guangzhou Evergrande. Neste sábado o ex-botafoguense mostrou por que Felipão o escolheu: o atacante marcou um golaço na vitória de 1 a 0 sobre o Al Ahli, que garantiu o segundo título do continente para a equipe chinesa e a presença no próximo Mundial de Clubes da Fifa.

Em 2013, Elkeson já havia sido o herói da primeira taça continental marcando nos dois jogos das finais contra o FC Seoul. Neste ano, após empate de 0 a 0 na partida de ida, em Dubai, no último dia 7, o ex-botafoguense garantiu o 1 a 0 aos nove minutos do segundo tempo para delírio da torcida do Guangzhou Evergrande, que lotou o estádio Tianhe Sport Center: o camisa 9 recebeu na área, deu um drible de letra entre as pernas de um rival e chutou na saída do goleiro do Al Ahli. Golaço.

- Esse título é muito especial para mim. Esse ano fiquei quatro meses afastado dos gramados por conta de uma lesão muscular. Me esforcei muito no tratamento para conseguir voltar nessa reta final. Agradeço a confiança do Felipão, que sempre me deu muito apoio. Graças a Deus pude retribuir com o gol do título, sem dúvidas, um dos mais importantes da minha carreira. O time todo está de parabéns. Fizemos um ótimo trabalho. Agora, vamos em busca de um bom resultado no Mundial - disse Elkeson.

 

Além do ex-botafoguense, Felipão contou com o volante Paulinho e o atacante Ricardo Goulart em campo (Robinho, Alan e Renê Junior não foram inscritos no torneio continental). Pelo Al Ahli, atuaram o meia Éverton Ribeiro e o atacante Lima (ex-Benfica). Goulart não balançou a rede na decisão, mas foi eleito o melhor jogador da competição pela Confederação Asiática de Futebol (AFC).

A equipe de Felipão já tem data para estrear no Mundial de Clubes: 13 de dezembro, contra o América do México. Se passar pelo representante da Concacaf, o campeão asiático terá a difícil missão de pegar o Barcelona na semifinal, quatro dias depois, em Yokohama. A final do torneio da Fifa está marcada para 20 de dezembro.

Em 2013, o Guangzhou - então treinado por Lippi e com Conca no elenco - conseguiu chegar à semifinal do Mundial após eliminar o Al Ahly, do Egito, mas caiu por 3 a 0 para o poderoso Bayern de Munique (depois campeão com vitória sobre o Raja Casablanca na decisão).

Felipão assumiu o time chinês em junho deste ano, no lugar do italiano Fabio Cannavaro. Sob o comando do brasileiro, o time conquistou o penta nacional e agora o bi asiático. Este é o terceiro título continental por clubes do técnico, que também venceu a Libertadores por Grêmio (1995) e Palmeiras (1999). 

Fonte: GE