ESPORTE INTERNACIONAL
Em apuros, Real Madrid se apega à história e a Cristiano para evitar zebra
Das 38 vezes em que perdeu a ida fora de casa, time merengue se classificou em 22.
Em 12/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Real Madrid precisará fazer um grande jogo nesta terça-feira, em uma mistura de competência e sorte, para conseguir inverter a boa vantagem conquistada pelo Wolfsburg nas quartas de final da Liga dos Campeões. Após perder a partida de ida na Alemanha por 2 a 0, o time merengue tem de vencer por três gols de diferença no Santiago Bernabéu para se classificar às semifinais da competição, ou por 2 a 0 para levar a decisão à prorrogação. Qualquer vitória do Real por dois de saldo a partir dos 3 a 1 dará a vaga aos alemães, por conta da regra de gols fora de casa. O duelo começa às 15h45 (horário de Brasília), e o GloboEsporte.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real.
Maior vencedor da Champions, com 10 títulos, o Real Madrid se apega à história para conquistar a virada. E os números nesse sentido servem para dar uma animada na torcida. Os merengues perderam a partida de ida fora de casa em mata-matas do torneio europeu em 38 ocasiões, e se classificaram em mais da metade delas: 22, tendo sido eliminados nas outras 16. Por outro lado, um dado negativo recente: nas últimas cinco vezes em que perdeu a ida fora, acabou eliminado em todas.
- Não é questão de jogadores, é do clube. Neste clube sempre foi assim. O Real Madrid já conseguiu viradas extraordinários, já fez grandes jogos no Bernabéu. Nesta terça temos a partida mais importante da temporada. É um jogo de futebol, e estamos prontos de todas as formas para disputá-la - afirmou o técnico Zinedine Zidane, que viveu algumas dessas viradas como jogador.
Além disso, o principal astro da equipe, Cristiano Ronaldo, entrou no clima de heroísmo para que o Real tenha sucesso na missão, o que é outro fato animador para os merengues. Maior artilheiro em atividade no mundo, o português é também o artilheiro isolado desta Champions, com 13 gols, e de longe a maior esperança do time. O craque ter transmitido esse sentimento por meio da sua postura deu mais confiança à torcida e aos companheiros.
- A terça-feira será uma noite perfeita, será mágica. Com seu apoio (da torcida), nós jogadores vamos dar o máximo dentro de campo e passar na eliminatória. Hala Madrid! - disse ele em declaração ao site oficial do clube, incentivando o público a comparecer e empurrar o time.
O Wolfsburg, por sua vez, entrou no confronto como completo azarão e, com boa atuação na Alemanha, acabou conquistando a maior vantagem para o jogo da volta reunindo os quatro casamentos das quartas de final. É apenas a segunda vez que o clube participa da Liga dos Campeões, e a primeira que atinge o mata-mata. Então, está batendo recorde atrás de recorde. E chegar à semifinal seria mais um, talvez o feito mais importante da história do Wolfsburg.
Apesar da vantagem, o treinador Dieter Hecking e os jogadores do time alemão estão jogando a pressão toda para cima do Real Madrid, dizendo que os merengues ainda são favoritos.
- Acredito que o Real Madrid seja favorito. Se você comparar a história dos clubes, sabe quem é o favorito. Nossa tarefa é fazê-los fracassarem - disse Hecking, que aproveitou a coletiva também para descartar qualquer favorecimento da arbitragem ao Real e esfriar a polêmica entre os clubes, criada a partir de uma insinuação do diretor esportivo do Wolfsburg.
Casemiro x Luiz Gustavo: duelo de Seleção?
A partida desta terça também traz alguns duelos interessantes. Artilheiro da Champions, Cristiano Ronaldo vai encarar a zaga brasileira formada por Dante e Naldo, que não foi vazada no jogo de ida e levou a melhor na primeira parte do confronto.
E no meio-campo chama atenção o cruzamento entre os volantes Casemiro e Luiz Gustavo. O primeiro teve crescimento surpreendente no Real Madrid, tem sido muito elogiado por Zidane, companheiros de equipe e imprensa espanhola, mas segue fora da seleção brasileira. Já o segundo, que foi titular na última Copa do Mundo, é figurinha constante nas listas de Dunga e também tem muita moral no Wolfsburg, não à toa é o capitão do time. Quem levará a melhor?
Prováveis escalações:
Real Madrid: Keylor Navas, Carvajal, Pepe, Sergio Ramos e Marcelo; Casemiro, Modric e Kroos; Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo: Técnico: Zinedine Zidane.
Wolfsburg: Benaglio, Vieirinha, Naldo, Dante e Ricardo Rodríguez; Luiz Gustavo, Guilavogui, Bruno Henrique, Arnold e Draxler; Schürrle. Técnico: Dieter Hecking.
Árbitro: Viktor Kassai (Hungria).
Assistentes: György Ring (Hungria) e Vencel Tóth (Hungria).
Fonte:GE