CIDADANIA
Em conferência, Caixa apresenta ações de diversidade.
O evento é o maior da América Latina sobre responsabilidade social e sustentabilidade.
Em 25/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Caixa Econômica Federal apresentou sua política de inclusão e diversidade na Conferência Ethos 360º 2015, que reúne 1,2 mil participantes em São Paulo. O evento é o maior da América Latina sobre responsabilidade social e sustentabilidade e tem o banco entre seus patrocinadores.
Participante do painel #EthosDiversidade - Políticas Públicas e o Compromisso das Empresas com os Direitos Humanos LGBT, a gerente nacional de Relacionamento com o Empregado da Vice-Presidência de Gestão de Pessoas da CAIXA, Isabella Gonçalves, destacou as ações pioneiras do banco no reconhecimento administrativo de benefícios e de direitos de empregados e seus parceiros homoafetivos, iniciadas no início dos anos 2000.
"O Programa CAIXA Diversidade já tem mais de dez anos e se constituiu numa marca da corporação. As pessoas são ricas porque são diferentes. E essa diferença é ampla, incondicional. Dentro dessa leitura, nosso trabalho tem sido cada vez mais levar a diversidade como valor a cada um", afirmou Isabella.
Benefícios
As ações de diversidade na CAIXA, explicou ela, estão inseridas em quatro eixos temáticos: gênero, raça e etnia, pessoas com deficiência e orientação sexual e identidade de gênero. A lista de benefícios que o banco concede aos empregados LGBT é, dessa forma, a mesma que oferece aos heterossexuais: licença-adoção, licença-paternidade, salário-maternidade, ausência para o casamento, acompanhamento do cônjuge ao médico, plano de saúde, preferência para acompanhar o parceiro nas transferências nos estados e plano de previdência complementar, quando contratado pelo empregado.
Isabella lembrou ainda que a diversidade é tema constante em comunicações e ações internas da CAIXA. Isso tem feito com que o banco tenha um índice muito baixo de reclamações ou denúncias envolvendo discriminação de gênero no dia a dia da instituição. "Em 2014, tivemos apenas quatro denúncias em um universo de 97 mil empregados", ressaltou ela.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Caixa Econômica Federal