ESPORTE NACIONAL
Em crise, Flamengo encara o Grêmio na Arena, em Porto Alegre.
Os rubro-negros estão em crise pelos maus resultados e o recente afastamento de cinco jogadores.
Em 31/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Ainda com o sonho de buscar uma vaga no G4 do Campeonato Brasileiro, o Flamengo volta a campo às 17 horas deste domingo (1), contra o Grêmio, em Porto Alegre. No entanto, os rubro-negros estão em crise pelos maus resultados e o recente afastamento de cinco jogadores. Para piorar, os cariocas terão pela frente um adversário que quer garantir logo sua vaga para a próxima Libertadores.
Mesmo relativamente tranquilo na briga por uma vaga na Libertadores, o Grêmio trata a partida deste domingo como uma decisão. Depois de perder cinco dos últimos seis pontos que disputou, contra Chapecoense e Vasco, a ordem na Arena é vencer o Flamengo e encaminhar de vez a classificação entre os quatro primeiros do Brasileirão.
Apesar dos inúmeros problemas rubro-negros, o Tricolor Gaúcho também tem desfalques sérios. Os três principais volantes do elenco não jogam: Walace está suspenso, enquanto Edinho e Maicon saem por um bom tempo devido a lesões. O meio-campo terá o jovem Moisés na cabeça de área e o experiente Marcelo Oliveira a seu lado. Com este deslocamento, Marcelo Hermes fará a lateral esquerda gremista neste final de semana.
O treinador gremista testou outras duas alternativas para substituir Maicon na segunda função do meio: primeiro, escalou William Schuster por ali; a seguir, recuou Giuliano da articulação para a contenção. A opção por Marcelo Oliveira acabou sendo a mais bem-sucedida nos treinos. Esta será a primeira vez que ele executará a função com Roger – nos tempos de Felipão, chegou a compor algumas vezes o setor, durante o Campeonato Gaúcho.
A boa notícia da semana ficou por conta de Luan: o edema na coxa que o tirou do confronto com o Vasco está superado, e ele começará normalmente a partida, depois de mais fazer tratamento que treinar durante a semana. Seu companheiro de ataque deve ser Pedro Rocha.
Pelo lado do Flamengo, o afastamento de cinco jogadores após serem flagrados em uma festa durante a semana aumentou ainda mais a crise existente na Gávea. O lateral direito Pará, os meias Alan Patrick e Everton, além dos atacantes Paulinho e Marcelo Cirino foram multados e começaram a treinar em separado do restante do elenco.
De todos, apenas Cirino era reserva e estava fora da equipe por lesão. Paulinho entrava em alguns jogos e os outros eram titulares. Com isso, o técnico Oswaldo de Oliveira teve trabalho para montar a escalação para esta partida. Com pouco tempo, o treinador optou por uma formação defensiva, com quatro volantes: Márcio Araújo, Canteros, Luiz Antônio e Jajá. Gabriel foi o escolhido para atuar ao lado de Guerrero, já que Emerson segue suspenso.
Para Oswaldo de Oliveira, os rubro-negros devem buscar algo mais nesta reta final de Campeonato Brasileiro para voltar ao rumo das vitórias e brigar por uma vaga no G-4.
“Todas as equipes oscilam e a que oscila menos está no topo. E ainda tem elenco definido há mais tempo. Quando não se tem solidez, ocorre mais oscilação. Vamos tentar reerguer o Flamengo neste final para honrar esta camisa”, declarou.
Com 44 pontos, o Flamengo está a seis do G-4. Já o Grêmio, com 56, está em terceiro e próximo de garantir uma vaga na Libertadores.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO x FLAMENGO
Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 1º de novembro de 2015, domingo
Hora: 17h (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Carlos Berkenbrock (SC)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Erazo e Marcelo Hermes; Moisés, Marcelo Oliveira, Giuliano e Douglas; Luan e Pedro Rocha
Técnico: Roger Machado
FLAMENGO: Paulo Victor, Ayrton, Wallace, César Martins e Jorge; Márcio Araújo, Hector Canteros, Luiz Antônio e Jajá; Gabriel e Paolo Guerrero
Técnico: Oswaldo de Oliveira
Gazeta Esportiva