ECONOMIA NACIONAL
Em SP, continua desvantajoso abastecer carro com etanol, diz Fipe.
Etanol registrou alta de 4,70% na terceira semana do mês.
Em 24/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Abastecer o carro com biocombustível na cidade de São Paulo continua desvantajoso, apesar da desaceleração na relação entre os preços do etanol e os da gasolina, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Entre a segunda e a terceira semanas deste mês, a equivalência entre os preços dos dois combustíveis arrefeceu de 76,24% para 75,94% na cidade de São Paulo. O resultado atual é maior que o visto na terceira semana de fevereiro de 2015, quando foi de 65,49%.
Em outro levantamento da Fipe, que leva em consideração a terceira quadrissemana - últimos 30 dias terminados no domingo (21) -, o etanol registrou alta de 4,70%, após 4,71% na segunda leitura, enquanto a gasolina ficou 1,03% mais cara (ante 1,14%).
Na mesma pesquisa, a Fipe mostrou que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) - que mede a inflação na capital paulista - variou 1,00% na terceira leitura de fevereiro, após 1,18%.
Para especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do etanol é de 70% do poder do combustível fóssil. Com a relação entre 70% e 70,5%, é considerada indiferente a utilização de gasolina ou etanol no tanque.
Fonte:Globo Rural/G1