ECONOMIA NACIONAL
Em SP, Hartung apresenta modelo econômico e potencialidades do Estado.
A apresentação do governador capixaba foi realizada na tarde desta sexta-feira (09), em São Paulo.
Em 10/12/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em evento realizado pelo escritório de negócios e consultoria de gestão Bain & Company da América do Sul, o governador Paulo Hartung apresentou a política de austeridade fiscal desenvolvida pelo Governo do Estado, apontou as potencialidades do Espírito Santo para atração de capital privado e comentou o cenário socioeconômico do país. Hartung também falou sobre o novo modelo de gestão pública. A apresentação do governador capixaba foi realizada na tarde desta sexta-feira (09), em São Paulo. O encontro contou com a presença de 550 consultores.
Durante o evento, Hartung afirmou que, apesar das leis arcaicas que regem o país, é possível fazer com que o serviço público seja eficiente e de qualidade. Hartung defendeu a reforma do Estado brasileiro e ressaltou que a legislação precisa estar focada em resultados que efetivamente melhorem a qualidade de vida da população.
Hartung apresentou o modelo capixaba, discutiu gestão pública e os desafios enfrentados pelo Brasil no atual contexto socioeconômico. Ao analisar o contexto nacional e a realidade do Estado, Hartung foi pragmático ao afirmar que acredita na recuperação da economia do Brasil e afirmou que o Espírito Santo está preparado para as oportunidades do pós-crise. O governador capixaba aproveitou para apresentar as potencialidades do Estado para atração de novos investimentos. "Mesmo dentro da crise, estamos avançando em nossa infraestrutura com a modernização do Complexo Portuário e Aeroporto de Vitória, duplicação da BR 101 e reforço no abastecimento de energia elétrica. Além de distribuir, também estamos com uma política intensa para atração de investimentos externos. Tenho certeza que, além das contas organizadas e um ambiente de negócio estável, sairemos na frente com o término da crise", disse.
Modelo de ajuste fiscal capixaba
O modelo adotado pelo Espírito Santo para realizar seu ajuste fiscal teve início em 2015, com a revisão do orçamento enviado à Assembleia Legislativa pelo governo anterior. A peça orçamentária foi reduzida em cerca de R$ 1,35 bilhão de receitas totais e R$ 800 milhões das receitas de caixa. Ainda em 2015, o governador Paulo Hartung assinou decretos que previam a redução de despesas com custeio e folha de cargos comissionados e temporários em 20%. Isso significa que o ajuste fiscal capixaba é estrutural e também visa coibir a sonegação, aumentando a eficiência na arrecadação e, consequentemente, não irá transferir custos para a sociedade por meio do aumento de impostos.
Sobre a Bain & Company Inc.
Bain & Company, uma das maiores consultorias de negócios do mundo, orienta clientes em relação a estratégias, operações, tecnologia, constituição de empresas, fusões e aquisições, desenvolvendo práticas que assegurem aos clientes transparência nos processos de mudança e tomada de decisões. A Consultoria trabalha em sinergia com os clientes, vinculando seu fee aos resultados. O desempenho dos clientes da Bain superou o mercado de ações em 4 para 1. Fundada em 1973, a Bain conta com 52 escritórios em 34 países e atua junto a grandes empresas multinacionais, de private equity e outras corporações em todos os setores da economia.
Por Leonardo Nunes/Secom-ES