ECONOMIA NACIONAL

Em tempo de crise, consumidores procuram por produtos mais baratos.

Leonídio de Oliveria Filho, é empresário e criador do site Dica de Preço.

Em 05/07/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Diante da crise econômica, o brasileiro teve que aprender ou reaprender o que era economizar. Isto significa que o comércio está perdendo consumidores, que antes não mantinham tanto a atenção quanto ao adquirir determinado produto. Hoje em dia, um simples celular novo pode ser motivo para pânico nas contas bancárias. E foi assim que a população abriu mão dos “desejos” para atender apenas a algumas “necessidades”.

Mas nem sempre isso será possível. Se um celular quebrar, como não comprar outro? Um material, ferramenta ou itens gerais para a casa precisam estar na “listinha de compras” de tempos em tempos. Existem sites como o Sou Barato que anunciam produtos com cerca de 30%, 40% de desconto – isso porque eles fazem parte de uma prática usada há muitos anos pelos americanos: a revenda de produtos “seminovos”. Um micro-ondas foi adquirido e apresentou um problema ao ligar. O comprador devolve o produto para a fabricante, que o arruma e o revende funcionando perfeitamente em sites como o Sou Barato, com um bom desconto.

“O ‘usado’ deles não é aquele produto que teve um tempo de uso e apresentou um problema, mas sim um produto que acabou de sair da caixa. São as dicas de como consumir de forma consciente”, conta Leonídio de Oliveira Filho, empresário e criador do site Dica de Preço. Ele dá um bom exemplo com smartphones. O consumidor deseja muito adquirir um novo aparelho na cor preta de uma determinada marca e modelo. No entanto, antes de mais nada, ele faz uma breve pesquisa e pode se utilizar de todos os tipos de ferramenta - como o próprio Dica de Preço que possui um comparador de valores e lojas - e acaba encontrando o produto neste tipo de site, só que na cor prata, com 40% de desconto. Não vale a pena a troca simplesmente pela cor?

Realizar os desejos

“Isso é usado para que as pessoas possam realizar os seus desejos e é uma boa forma de ser consciente na hora da compra, economizar e ainda aprender como deve funcionar o consumo em tempos de crise”, finaliza o empresário. Por isso, no Dica de Preço, sites como o Sou Barato aparecem nas primeiras buscas como opção para o consumidor, pois poucos conhecem o portal e buscam por ele.

A ferramenta funciona de forma simples e clara. O consumidor entra no site, realiza a busca e poderá não só comparar os preços dentre as mais variadas lojas, como também ter acesso ao histórico dos preços cobrados nos dias e meses anteriores. Além disso, o site é atualizado constantemente, sendo que no botão “Super Ofertas” o usuário pode visualizar os produtos com descontos de última hora, assim o consumidor pode ir acompanhando em tempo real, tendo maior poder de decisão sob suas compras online. Para conhecer mais, acesse www.dicadepreco.com.br.

Por Alessandra Sabbag/Estilo Press