POLÍTICA NACIONAL
Embaixadores indicados por Dilma são aprovados pelo Senado.
Profissionais serão alocados na Finlândia, na Jamaica, no Sudão do Sul e na Namíbia.
Em 12/03/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As quatro indicações da presidenta Dilma Rousseff para o cargo de embaixador na Finlândia, Jamaica, Sudão do Sul e Namíbia foram aprovadas, na terça-feira (10), pelo Senado.
Indicado para a embaixada na Finlândia, Antônio Francisco da Costa e Silva Neto foi sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) em 20 de novembro do ano passado.
Ele destacou as vantagens de o Brasil ter acordos bilaterais em transferência de tecnologia e em cooperação tanto em pesquisa e inovação quanto em educação — desde o básico até o Programa Ciência sem Fronteiras.
O diplomata Eduardo Carvalho, indicado para a Namíbia, foi sabatinado pela CRE no mesmo dia. Ele enfatizou aspectos da relação bilateral, como a ampla cooperação no campo militar. O Brasil forma 80% dos oficiais da Marinha do país africano. "Nós temos, portanto, uma força militar amiga e que fala português, coisa rara em qualquer país", registrou Carvalho, salientando que assim o idioma ganhou força na Namíbia.
Também foi aprovada nesta terça-feira a indicação da atual embaixadora do Brasil na Etiópia, Isabel Cristina de Azevedo Heyvaert, para exercer, cumulativamente, o cargo de embaixadora do Brasil no Sudão do Sul.
O diplomata Carlos Alberto Michaelsen Den Hartog vai representar o Brasil na Jamaica. Segundo ele expôs, quando ouvido na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, o governo da Jamaica tem intenção de atrair empresas brasileiras para a construção, no país, de um grande centro de operações para concentrar e redistribuir cargas, atividades ou pessoas, capaz de aproveitar a vantagem geográfica jamaicana para o transporte de cargas em toda a região do Caribe e sul dos Estados Unidos.
Fonte: Agência Senado