NEGÓCIOS

Empreendedores ampliam negócios mesmo diante da crise

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ibiraçu participa do projeto PESC.

Em 19/03/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação

Depois de uma formação inicial, realizada ao longo de 2019, sete negócios foram selecionados para passar por um processo de incubação e receber atendimento individualizado e acompanhamento de especialistas em negócios por 15 meses.

Empreendedores de Ibiraçu estão enfrentando a crise econômica ocasionada pela pandemia de Covid-19 e até mesmo ampliando os negócios com o apoio do Programa Empreendedorismo Social Comunitário (PESC). A iniciativa da Fundação Vale é desenvolvida em parceria com o Instituto Criare.

O objetivo do PESC é apoiar negócios sociais - como associações, cooperativas e grupos produtivos -  e empreendimentos familiares com potencial de evolução para negócios coletivos para possibilitar uma nova forma de produzir, gerir e comercializar o produto ou serviço, valorizando a identidade local.

"Acreditamos na importância da inclusão produtiva para o desenvolvimento social dos territórios. Neste momento desafiador motivado pela pandemia, adaptamos as atividades para manter a continuidade do programa de forma remota. Por meio de mentoria especializada, aprimoramos a gestão e incentivamos a busca pela inovação entre os participantes", destaca a gerente de Território da Fundação Vale, Livia Zandonadi.

Depois de uma formação inicial, realizada ao longo de 2019, sete negócios foram selecionados para passar por um processo de incubação e receber atendimento individualizado e acompanhamento de especialistas em negócios por 15 meses.

Um exemplo foi a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ibiraçu (ASCOMÇU), que recebeu orientação jurídica, aprimoramento do fluxo de caixa, apoio para organização do espaço, criação de um banco de clientes e apoio para utilização de redes sociais, entre outros serviços.

"O projeto fez com que os nossos sonhos se tornassem realidade com muito compromisso e perseverança, sem falar no apoio a infraestrutura e organização que ficaram como um legado para nós", afirma Ana Paula Imberti, integrante da associação.

Outro empreendimento que recebeu acompanhamento especializado foi o Atelier Social Art (ASA). Consultoria jurídica, criação de portifólio, compra de matéria prima e equipamentos e ajuste da identidade visual foram algumas das atividades desenvolvidas nos últimos meses.

"O PESC para nós foi a ferramenta impulsionadora para que saíssemos da inércia e pudéssemos mostrar para que viemos. Por meio das ações estimuladas pelo PESC foi possível fazermos parcerias fundamentais para esse novo recomeço. A palavra que define esse significado é recomeço!", diz Pollianny Siqueira Silva Santos, presidente do ASA. 

Dicas para pequenos negócios:

Atualize seu negócio
- Ter um registro como MEI (Microempreendedor Individual) pode te oferecer facilidades de crédito e vendas.
- Faça um planejamento da estrutura do seu negócio, pense em outros produtos mais adequados ao cenário.
- Busque capital de giro com bancos e agências públicas de fomento para dar fôlego ao seu negócio.
- Negocie dívidas e prazos com os bancos. A Defensoria Pública pode ajudar a renegociar dívidas.
- Se a produção estiver baixa, aproveite cursos on-line para se capacitar.

Foco em vendas on-line
- Use plataformas on-line para ganhar visibilidade. Groupon, Peixe Urbano e Get Ninjas são opções para oferecer seus serviços com alguns descontos.
- Para produtos, sites como Mercado Livre e OLX podem te ajudar a chegar ao consumidor final.
- Você pode criar sua própria loja on-line. Sites como o Bagy e Wix têm planos acessíveis para montar sites. O Magazine Luiza oferece possibilidade de market place para venda de produtos. 
- Aplicativos de entrega como Ifood e Uber Eats podem ajudar quem trabalha com alimentos. Rappi e Shipp podem ser usados para todos os tipos de produtos.
- Plataformas de vídeo como Skype e Zoom, muito usadas para aulas on-line, também podem ser usadas para atendimentos e orientações aos clientes.
- Aplicativos gratuitos, como o Canva, permitem produzir conteúdo visual para posts e peças de comunicação.
- Quanto mais opções de pagamento você puder oferecer, melhor. Ferramentas como o Pic Pay podem ser uma boa alternativa para o seu negócio.
- As redes sociais mais populares, como Instagram, Facebook e Whatsapp também oferecem opções de venda direta para facilitar o contato com os consumidores. Aproveite também grupos e comunidades de vendas.

Sobre a Fundação Vale
Há 52 anos a Fundação Vale apoia e fortalece políticas públicas de educação e saúde, e estimula a inclusão produtiva nos territórios de atuação da Vale. A partir do diálogo e da imersão nos territórios, desenvolve e executa projetos sociais que visam à melhoria da qualidade de vida e fortalecem o acesso das populações aos seus direitos e serviços públicos essenciais.
No Espírito Santo, a fundação atuou em seis municípios em 2020, com 19 iniciativas que beneficiaram mais de 500 mil pessoas nos campos da educação, da promoção da saúde e da inclusão produtiva.  (Por Carla Nascimento - AsImp/Vale)

TÓPICOS:
NEGÓCIOS   |   ECONOMIA   |   EDUCAÇÃO   |   EMPREGOS   |   EMPREENDEDORISMO    |   ASSOCITIVISMO