CIDADE

Empresa de ônibus São Silvestre encerra atividades no Rio

Esta é a 2ª empresa a parar de rodar na cidade neste ano.

Em 29/12/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Transportes São Silvestre, no Santo Cristo, na Zona Portuária do Rio, suspendeu atividades nesta quinta-feira (28), devido à crise financeira que afeta o sistema de ônibus da cidade do Rio de Janeiro.

A Rio Ônibus atribuiu a suspensão dos serviços da empresa ao congelamento da tarifa dos ônibus, decidido pela Prefeitura em janeiro deste ano, e às duas reduções no valor da passagem, determinadas pela Justiça.

Para garantir o atendimento da população, o Consórcio Intersul acionou um plano de contingência para cobrir as linhas da São Silvestre. A medida, porém, é ameaçada pela concorrência com vans ilegais e pela falta de fiscalização, segundo a Rio Ônibus.

Em resposta, a Secretaria de Transportes informou que a fiscalização será intensificada através de monitoramento eletrônico para verificar o cumprimento do consórcio com o anúncio do fim da viação São Silvestre. Ainda de acordo com a secretaria, cabe aos consórcios manter as linhas operando de forma regular e satisfatória para à população, independente de paralisações ou greve.

Crise nos transportes

A São Silvestre, que vinha tentando manter a operação desde o início de dezembro, operava 15 linhas entre a Zona Sul e o Centro e empregava mais de 500 rodoviários, segundo a Rio Ônibus. De acordo com o sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio, a empresa opera 20 linhas de ônibus no Rio e 800 funcionários estão sendo desligados com o fim da operação da companhia.

Esta é a segunda empresa de ônibus a parar de rodar no município do Rio em 2017. A primeira foi a Santa Maria, em abril. As duas não estavam conseguindo pagar funcionários e fornecedores, além de custos com combustível.

Atualmente, 12 empresas enfrentam dificuldades financeiras. Juntas, elas empregam cerca de 7 mil trabalhadores e operam 114 linhas.

(Foto: Reprodução / TV Globo)