TEMAS GERAIS
Empresa do ES usa sistema que recupera 2 mil litros de água por dia
Marmoraria usa sistema que recupera dois mil litros de água por dia.
Em 17/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Após alguns municípios decretarem situação de emergência por causa da seca, moradores e empresários da região Sul do Espírito Santo estão investindo em economia de água. Com métodos como implantação de sistemas de reaproveitamento, compra de equipamentos ou simples mudança de atitudes, residências e empresas dão exemplos de criatividade e utilizam água da chuva para realizar atividades diárias sem prejudicar o meio ambiente.
Um dos bons exemplos vem de uma marmoraria. A empresa, que consome cerca de 200 mil litros por hora, investiu aproximadamente R$ 500 mil em um sistema de recuperação de água e, com isso, consegue reaproveitar dois mil litros por dia. A água da chuva que cai no telhado é conduzida para calhas e canos e depositada em um reservatório. Trinta por cento de toda a água consumida na empresa vem desse sistema.
O gerente do estabelecimento, Edilson Filho, contou que em um período de três anos todo o valor investido foi recuperado através da economia. "O meio ambiente e a empresa ganham com esse processo", afirmou.
Um método mais simples, mas tão válido quanto o implantado na marmoraria, é o utilizado pro donas de casa. Elas reutilizam a água usada na lavagem de roupas para limpar a casa e usar na descarga do banheiro, por exemplo.
Na residência da médica Edina Fassarela, que fica localizada em uma parte alta do município, a solução encontrada foi criar um sistema em que a água da chuva cai do telhado em um pátio com britas e, depois de filtrada, vai parar em uma cisterna. "Eu não diria que o sistema é sofisticado, é muito simples na verdade. A água é abundante, vem da natureza. A gente coleta e tem água por vários meses", contou.
Fonte: G1-Espírito Santo