CULTURA
Empresários da Serra lançam projeto do Centro Cultural ASES
A proposta é construir um centro cultural com o propósito de fortalecer a identidade da Serra.
Em 22/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/ASES
Segundo Rosa Picoli, conselheira fiscal da ASES e diretora da D&R Arquitetura, parceira no projeto, a Casa da Cultura nasce com objetivo de promover o acesso à cultura epreservar a história do município.
O maior município do Espírito Santo vai ganhar uma Casa da Cultura. A iniciativa, idealizada pela Associação dos Empresários da Serra (ASES), a mais tradicional entidade representativa do empresariado local, será apresentada no próximo dia 28 de agosto, durante coquetel na Casa do Empresário, em Morada de Laranjeiras, Serra.
A proposta é construir um centro cultural com o propósito de fortalecer a identidade da Serra e democratizar o acesso à cultura. Com estrutura planejada para abrigar exposições, oficinas, espetáculos e eventos formativos, a Casa da Cultura pretende ser um ponto de encontro entre arte, história, educação e inclusão, um espaço vivo para a valorização da produção local e da memória coletiva do município.
Símbolo
Mais do que um prédio, a Casa da Cultura ASES nasce como um símbolo de pertencimento e construção comunitária.
.jpg)
Rosa Picoli, conselheira fiscal da ASES e diretora da D&R Arquitetura. Foto: Arquivo pessoal/Divulgação
O projeto será construído no terreno da própria associação, também localizado em Morada de Laranjeiras, e é 100% fruto da iniciativa privada, um gesto concreto do empresariado serrano em prol da transformação cultural do território.
Segundo Rosa Picoli, conselheira fiscal da ASES e diretora da D&R Arquitetura, parceira no projeto, a Casa da Cultura nasce com objetivo de promover o acesso à cultura epreservar a história do município.
“A futura Casa da Cultura ASES nasce com um ideal claro: promover o acesso gratuito à cultura, estimular a preservação da história do município, incentivar a arte local e proporcionar experiências educativas para públicos de todas as idades.”
O espaço contará com auditório com capacidade para 403 pessoas, áreas para exposições permanentes e temporárias, salas de oficinas, estrutura completa de acessibilidade, além de ambientes voltados ao lazer e ao desenvolvimento humano. Já aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto tem orçamento estimado em R$ 7,7 milhões e está aberto à captação de recursos por meio de patrocínios incentivados ou diretos.
Memória
Para o presidente da ASES, Fábio Saadi Junger, o projeto cultural é um investimento na memória, na formação e no futuro da comunidade.
“Este é mais do que um projeto cultural. É um investimento na memória, na formação e no futuro da nossa comunidade. Queremos que a Casa da Cultura ASES se torne um verdadeiro legado para as próximas gerações.”
O coquetel de lançamento será realizado no próximo dia 28 de agosto, às 18h, na Casa do Empresário, também idealizada pela ASES, e reunirá empresários, autoridades, parceiros e apoiadores da causa. (Por Úrsula Ribeiro/AsImp)
Serviço:
"Lançamento do projeto da Casa da Cultura ASES"
Data: 28 de agosto de 2025.
Horário: 18h.
Evento reservado para convidados.
Local: Auditório da ASES. Rua dos Rouxinóis, nº 1250, Morada de Laranjeiras, Serra/ES.
Leia também:
> Esmir Filho, Safira Moreira e Joyce Castello estarão no 32º FCV
> Concurso de Quadrilhas continua no final de semana na Serra
> ES lança projeto Lugares de Ler com distribuição de livros
> Cantoras capixabas levam Projeto “Quarto de Som” ao Festival +MC
> Sábado é dia de Viagem pela Literatura no Manolo Cabral
> Caetano Veloso será uma das atrações do "Movimento Cidade"
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













