NEGÓCIOS
Empresários "pisam no freio" quando o assunto é investimento.
Instabilidade política e desconfiança da sociedade impedem crescimento empresarial
Em 30/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A crise econômica tem levantado questionamentos aos empresários, e o desafio é fazer que o setor produtivo volte a acreditar que é necessário se arriscar e investir. O assunto com olhos para o cenário econômico do Estado foi tratado na manhã de sexta-feira (26), pelo economista e vice-presidente Institucional do Espírito Santo em Ação, Orlando Caliman, na 128ª edição do Café de Negócios (Caneg) da Associação dos Empresários da Serra (Ases). Estiveram presentes no evento o Prefeito da Serra Audifax Barcelos, e a presidente da Câmara da Serra, Neidia Pimentel, secretários municipais, entre outras autoridades e lideranças empresariais.
Caliman abordou a economia mundial, nacional, e fez uma avaliação da conjuntura atual do cenário capixaba. Para ele, o empresariado precisa resgatar o “animal spirit”. O espírito animal que tratamos na economia é a ousadia que os profissionais tem, mas que neste momento se encontra acuada e comedida”, disse.
O presidente da Ases, Antonio Geraldo de Lima, ponderou que a dificuldade em projetar negócios está aumentando, e que o micro, pequeno, médio e grande empresário pode se apoiar na Associação. “Sempre fechamos parcerias importantes ao longo destes 35 anos de atuação da Ases. E nosso foco sempre será trazer informação acerca de temas relevantes que ajudem o setor a entender o cenário ao seu redor”, ponderou.
Convênio
Durante o Caneg, a prefeitura da Serra celebrou convênios de cooperação técnica e financeira com a Associação Banco Regional Ambiental Solidário (Abrasol) e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis e Economia Solidária do Município da Serra (Recuperlixo). “Na Serra, por dia é gerado 400 toneladas de lixo. Daí vem a importância de contribuir fortemente com a coleta seletiva”, avaliou o prefeito do município, Audifax Barcelos.
Na oportunidade também foi apresentado pelo secretário de Administração da prefeitura, Cláudio Mello, mais uma forma de fomentar investimentos na cidade da Serra: um leilão de imóveis. São 10 áreas disponíveis para venda no município, a serem divulgadas no portal da prefeitura, assim que o edital de concorrência for publicado, no dia 1º de julho.
Fonte: Iá!Comunicação