ECONOMIA CAPIXABA
Empresários capixabas se unem para impulsionar economia
Vale da Moqueca tem proposta de mudar e valorizar o cenário empreendedor.
Em 11/09/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Inspirado em projetos que movimentam o ecossistema inovador de outras regiões brasileiras e até de outros países, o Vale da Moqueca é um movimento que tem a proposta de mudar e valorizar o cenário empreendedor capixaba, por meio de um ambiente propício ao desenvolvimento de novos negócios, startups, eventos, ideias e turismo.
A iniciativa surgiu através do desejo de empresários capixabas de impulsionar o estado que acolheu a sede de suas empresas. À frente do Movimento, eles acreditam no diferencial logístico, na riqueza cultural, no espírito colaborativo, na essência empreendedora e também na diversidade local, como engrenagens para o crescimento da região. Tendo como objetivo alcançar voos em escala nacional e mundial.
Com as facilidades de pagar com segurança e receber os produtos em casa, comércio eletrônico cresce 12%: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home
A escolha do nome faz alusão ao prato típico da culinária capixaba, conhecido pela incrível mistura de ingredientes. Agora, essa mistura vai ultrapassar os limites da panela de barro, para alavancar o ecossistema de startups e empresas capixabas que pensam e fazem diferente. Além de criar a “Rota” do Vale da Moqueca, com muita inovação e tecnologia. O intuito é gerar visibilidade para que as cidades se desenvolvam e recebam investimentos na área urbana e social.
O Vale da Moqueca será uma marca, ou melhor, um selo que pretende firmar um elo entre todos esses ecossistemas. Como uma espécie de “guarda-chuva”, o Movimento vai abraçar a região metropolitana de Vitória delimitando um território para fortalecer, atrair investimentos e receber novas empresas, unindo os três principais pilares: a iniciativa privada, acadêmica e o governo.
“Vamos usar o selo do Vale da Moqueca para mobilizar a região metropolitana de Vitória, fazendo com que essa “marca” ganhe força e traga credibilidade. A ideia é melhorar não apenas as empresas, mas também o ambiente em que elas estão inseridas, desde a mobilidade urbana à navegação de internet em locais públicos e até mesmo o turismo local” conta Rafael Miranda, diretor criativo da Origens.
Ainda segundo Rafael, a terra capixaba é muito fértil, os empreendedores apostam na inovação de seus negócios, e esse é o momento ideal para auxiliar na mudança e no processo de desenvolvimento. Victor de Castro, idealizador do evento Exagerado, complementa que “ainda não temos noção de onde o Espírito Santo pode chegar daqui a 5 e 10 anos, mas podemos ir longe”, afirma. Além disso, ele acredita que onde alguns enxergam barreiras ou objeções, outros vislumbram oportunidades. Esse é o caso deles.
O responsável pela Wine, Rogério Salume, diz que já ouviu diversas vezes que o Espírito Santo e suas empresas estavam “fora do eixo”, e por isso deveriam ir ao Rio de Janeiro ou São Paulo. Hoje, ele tem certeza que esse é o grande diferencial do Estado. “Nós não temos que ir a outro lugar, porque já estamos fazendo coisas incríveis aqui, como juntar pessoas, ideias e startups para transformar essa região em uma referência nacional de empreendedorismo”, conclui.