NEGÓCIOS

Empresários do comércio exterior se reúnem em Brasília

O Espírito Santo ocupa a sétima colocação de importação pelos portos.

Em 20/10/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Empresários do setor de comércio exterior do Espírito Santo se reuniram na manhã desta sexta-feira (20) com membros da bancada federal capixaba para discutir estratégias em âmbito federal para a manutenção das atividades do setor e para o aumento da competitividade no mercado nacional.

“O Espírito Santo que já foi o terceiro estado com a maior movimentação de importação pelos portos, ocupa hoje a sétima colocação. Perdemos competitividade nos últimos anos e precisamos unir forças e tomar ações para recuperar essa posição”, reforçou o presidente do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado (Sindiex), Marcilio Rodrigues Machado.

Estiveram presentes na reunião os deputados Marcus Vicente, Lelo Coimbra e Paulo Foletto, além de assessor do deputado Evair de Mello.

Das demandas, três pautas foram consolidadas que serão discutidas com os ministérios do Planejamento, Fazenda e até mesmo como presidente da República, Michel Temer. Os assuntos vão desde projetos de infraestrutura – como portos e ferrovia –, redução do adicional do frete da Marina Mercante, até soluções para operacionalidade de processos em órgãos, como Anvisa e Mapa.

Os empresários foram enfáticos com a falta de infraestrutura logística no Espírito Santo e a preocupação após o prazo final da convalidação do incentivo, que para o setor de comércio exterior é de oito anos. “Precisamos definir o futuro do segmento agora, e não após o prazo”, lembrou Machado.

Imagem: Divulgação