SAÚDE

Ensaio em neon alerta sobre câncer

Hid Saib se inspirou no Outubro Rosa para conscientizar mulheres.

Em 10/10/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Mulheres desinibidas na frente das câmeras, sem sutiã, sem biquíni, com as mãos nos seios, cobertas com maquiagem rosa, iluminadas por uma luz de efeito neon. Foi dessa maneira que o fotógrafo capixaba Hid Saib produziu uma série especial para a campanha Outubro Rosa, que conscientiza as mulheres sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama. Nenhuma das participantes é modelo e fizeram o trabalho de forma voluntária. Agora, o fotógrafo planeja uma exposição, para conseguir arrecadar fundos para a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc).

Hib Saib é especialista em usar maquiagem facial fluorescente para produzir imagens incríveis. Neste mês de outubro ele resolveu aproveitar o talento para uma causa nobre. "Eu já tinha vontade de fazer (fotos) de mulheres nessa temática, segurando os seios. Pensei 'poxa, vou fazer para o Outubro Rosa', para ajudar na conscientização. Acho legal fazer algo com um conceito, com um propósito", disse.

O trabalho começou a ser feito com algumas amiga de Hid. Depois de divulgado, apareceram várias voluntárias. Pessoas que nunca tiveram câncer, mas também mulheres que ainda estão na luta contra a doença.

Durante os ensaios, quando a luz especial sai de cena, revela mulheres comuns, que aprenderam a se admirar mais, a tocar o próprio corpo. Foi o caso da esteticista Miriã Lemos, que nunca teve câncer, mas resolveu apoiar a causa. "As lentes revelaram uma coisa que eu não enxergava no espelho. Muito bom, gostei muito. O autoexame é uma cosia simples de se fazer, mas muitas mulheres não fazem por besteira, por vergonha. As pessoas acham que não vai acontecer com elas. Quando descobrem um câncer, muitas vezes já é tarde demais. Sempre falo com minhas amigas para fazer o exame", disse.

Outra mulher que participou do ensaio foi a assistente social Danielle Laudino, que já teve câncer na tireoide. "A proposta do Hid é muito interessante porque ele vai além do que já é feito na campanha Outubro Rosa. É uma campanha nacional, mas a gente sempre vê associada a cosias externas, como iluminação de prédios, roupas, laços, coisas fora do corpo da mulher. Então Hid trouxe a proposta da mulher se pintar, se tocar, então quis fazer. Gostei, quis me ver, e o resultado da foto é muito bacana, gostei muito", falou.

O fotógrafo contou que ainda pretende fazer mais fotos até o fim de outubro, mas que já está feliz com a repercussão positiva. "Recebi a proposta de promover uma exposição com as fotos, em algum espaço, para que possamos vender as imagens e arrecadar fundos para a Afecc. Acho que essa é a intenção, temos que aproveitar isso para ter divulgação (do tema) e também retorno financeiro que pode ajudar a causa", finalizou.

Fonte: G1-Espírito Santo