EDUCAÇÃO
Ensino médio público do estado tem o melhor desempenho do país
O Estado lidera o ranking, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
Em 31/08/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Espírito Santo tem o melhor desempenho do Ensino Médio do Brasil. O Estado lidera o ranking, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, na edição de 2017 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que o exame mais importante para medir a aprendizagem dos estudantes no País.
Os resultados do Saeb 2017 foram divulgados, nesta quinta-feira (30), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). E, nesta tarde, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) detalhou, em coletiva de imprensa, os dados divulgados.
“Nesse exame, o Espírito Santo apresentou crescimento em todas as séries/anos avaliados e está entre as maiores proficiências médias em todas as etapas da Educação Básica”, explicou a subsecretária de Planejamento e Avaliação da Sedu, Andressa Buss.
De acordo com os dados, no Ensino Médio, enquanto o Brasil encontra-se estagnado, o crescimento do Estado foi de 10,5 pontos em Matemática e de 6,2 pontos em Língua Portuguesa. Pela primeira vez o Espírito Santo lidera nas duas disciplinas, alcançando a melhor proficiência no Ensino Médio do País.
Oportunidade de Negócios. Seja um "Distribuidor Independente" da RACCO. Cadastre-se e receba informações: https://loja.racco.com.br/vip/negocioeoportunidade
No 5º ano Ensino Fundamental, o Espírito Santo aparece com 219,5 pontos de proficiência em Língua Portuguesa, acima da média nacional (215 pontos), sendo o sétimo estado que mais cresceu no País. Já em Matemática, o Estado alcançou 219,4 enquanto a média nacional foi 224.
Já no 9º ano Ensino Fundamental, o resultado de proficiência em Língua Portuguesa foi de 264 pontos e em Matemática 268,3. Nas duas disciplinas, o Estado ficou acima da média nacional, que foi de 258.
Um total de 31.893 estudantes da rede estadual fizeram a avaliação em 2017. Esse número representa mais de 90% do total de estudantes da rede do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.
Para o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, as atribuições do bom resultado se dão pela mobilização da rede estadual e também pela implantação de três programas prioritários: Escola Viva, Jovem de Futuro e o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).
"A educação brasileira é a política pública mais avaliada no País. Os resultados de hoje mostraram que o Espírito Santo tem uma posição diferenciada nos índices do Ensino Médio, e, para mim, a explicação disso é a gestão. Gestão de rede conectada a cada escola. O Ensino Médio é um grande desafio e nós conseguimos um crescimento absolutamente extraordinário. Quero agradecer a toda rede estadual por essa conquista. Com planejamento, objetivo claro e muito trabalho vamos continuar avançando, focados na aprendizagem de nossos jovens", destacou Haroldo.