CIDADE
Entregue primeira etapa das obras da Emef Hilda Scarpino
O evento contou com a participação do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio.
Em 02/02/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As próximas entregas previstas são as reformas das Emefs Jocarly Gomes Salles, em Alto Lage, e Alice Coutinho, em Padre Gabriel.
“...Era uma casa. Muito engraçada. Não tinha teto. Não tinha nada. Ninguém podia. Entrar nela, não. Porque na casa. Não tinha chão..”. Há um ano e meio, a canção de Vinícius de Moraes lembrava perfeitamente a história da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Hilda Scarpino, em Presidente Médice. Mas, a estrutura comprometida agora faz parte do passado. Nesta terça-feira (02) foi entregue a primeira etapa das obras da unidade.
Foram realizados os seguintes serviços: execução de estrutura metálica para cobertura de pátio externo; cobertura de pátio e refeitório em telha termo acústica; adequação de refeitório contemplando remoção de piso cerâmico desgastado, execução de piso em granilite, assentamento de barra cerâmica, instalação de portões e passa prato paracozinha, revisão elétrica e pintura geral do ambiente; tratamento e reparos pontuais nos pátios externos da escola; manutenção do bloco da sala dos professores/sala de recurso contemplando reforma geraldos banheiros, troca de revestimentos cerâmicos, revisão elétrica e pintura geral; e reforma do piso de pátio e refeitório.
O evento contou com a participação do prefeito, Euclério Sampaio, secretários, vereadores e lideranças locais.
O estudante Daniel Félix Pereira, 7, está só alegria, afinal, vai voltar às aulas com quadra e refeitório novinhos.
“Eu já estava com saudades da minha professora e dos meus amigos. Gostei muito da reforma, agora a escola ficou bonita e vamos jogar bola sem pegar sol”, comemora.
Assim como o Daniel, a diretora da unidade, Claudia Marcia Rangel, também comemorou a entrega das obras. Ela conta que a intervenção era uma demanda antiga da comunidade escolar.
“Desde a época que a escola era estadual. Com a nossa vinda para cá, a gente conseguiu se mobilizar. Agora teremos melhores condições de fazermos recreios dirigidos, além espaço para educação física e para brincarmos com jogos pedagógicos. Hoje o nosso sentimento é de gratidão”, conta.
Reformas
Entre a licitação e a finalização da primeira etapa das obras passaram-se 320 dias. De acordo com o secretário de Educação, José Roberto Martins Aguiar, ainda no primeiro semestre, terá início a segunda etapa das obras, que consistirá na revitalização das salas de aula. Ainda segundo o secretário, a meta é reformar todas as escolas ainda este ano.
“Apesar de todos os nossos esforços, a gente não conseguia fazer grandes intervenções em 30 dias, que é o período tradicional de férias escolares. Com a suspensão das aulas, a cada mês, nós planejávamos quais escolas teriam grandes intervenções. Tínhamos um planejamento inicial de investimento de R$ 1,3 milhão em reformas de escolas, com a suspensão das aulas, investimos mais de R$ 11 milhões ano passado. As escolas não só estão adequadas como estão reformadas, temos tudo preparado para que aulas possam voltar”, afirma.
Complementando a fala do secretário, mais uma vez, o prefeito, Euclério Sampaio, reafirmou o compromisso firmado com a melhoria da educação no município.
"Vamos concluir as obras de melhorias nas salas de aula e em todas as dependências da Emef Hilda Scarpino ainda no primeiro semestre deste ano. Vamos fazer isso porque quem investe em educação, investe em um futuro melhor, investe em saúde e investe em uma cidade cada vez melhor para todos".
As próximas entregas previstas são as reformas das Emefs Jocarly Gomes Salles, em Alto Lage, e Alice Coutinho, em Padre Gabriel. (Com informações de PMC)