NEGÓCIOS
Equipe do CDMEC visita empresas de rochas em Cachoeiro
O objetivo é buscar oportunidades de inovação industrial para o setor de rochas ornamentais.
Em 04/09/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O grupo do CDMEC faz parte do projeto "Desafios Setoriais de Inovação em Metal Mecânica", aprovado pela Mobilização Capixaba pela Inovação, e financiado pelo Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (FUNCITEC).
Siga o Portal @CORREIOCAPIXABA no Instagram
Uma equipe técnica do Centro de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC) foi a Cachoeiro de Itapemirim para identificar oportunidades de inovação no setor de rochas ornamentais do município. O grupo faz parte do projeto "Desafios Setoriais de Inovação em Metal Mecânica", aprovado pela Mobilização Capixaba pela Inovação, e financiado pelo Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (FUNCITEC), que tem como objetivo o desenvolvimento tecnológico e econômico do Espírito Santo.
>> Edição da Rede Mulher Empreendedora dias 13 e 14 em SP
O presidente do CDMEC, Evandro Milet, projeto reúne engenheiros voluntários bastante experientes e bolsistas que realizam prospecções em empresas capixabas.
“O projeto reúne engenheiros voluntários bastante experientes e bolsistas que realizam prospecções em empresas capixabas para identificar gargalos e auxiliar na criação de soluções inovadoras que possam ser desenvolvidas pelas empresas metalmecânicas capixabas, visando resolver as necessidades do setor.”
Recepcionado pelo diretor executivo do Sindirochas e do Cetemag, Celmo Freitas, em Cachoeiro de Itapemirim, o grupo visitou as empresas Magban, uma das 10 maiores exportadoras de mármore, granito e quartzito do Brasil, e a Panorama Granitos, com sede em Cachoeiro e centros de distribuição em Florianópolis, Santa Catarina, e Belém, no Pará.
Durante as visitas, os participantes observaram os processos produtivos das duas empresas, conheceram os equipamentos utilizados e dialogaram com profissionais da área para identificar possíveis desafios a serem superados.
Dificuldades
As empresas, de forma geral, detalharam suas operações e apontaram as dificuldades enfrentadas no cotidiano da produção. Em especial, chamou a atenção do grupo uma dificuldade que as empresas de mármore e granito, de forma geral, enfrentam, relacionada ao desembarque das chapas de rochas ornamentais quando chegam aos clientes compradores.
Ainda segundo Milet, esta é uma "dor" do setor de Cachoeiro, que é compartilhada por muitas empresas no Brasil e até em outras partes do mundo. Hoje, o desembarque é feito “na mão” ou com a ajuda de um equipamento artesanal, que nem sempre tem firmeza suficiente ao retirar as chapas dos caminhões que as trazem ao seu destino.
"Quando efetuada “na mão”, tem o problema do esforço excessivo dos carregadores, e no caso do equipamento artesanal, às vezes, elas se soltam, caem e se quebram, causando prejuízos significativos e/ou eventuais acidentes. Este foi um dos problemas identificados pelo grupo de prospecção e que já demandou o início de estudos para a criação de soluções inovadoras de nossa parte.” (Por Ilda Castro/AsImp)
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Edição da Rede Mulher Empreendedora dias 13 e 14 em SP
> Dia D Glória devem movimentar cerca de R$ 20 milhões
> Empresários chineses avaliam investir no turismo do ES
> Caneg da Ases reúne empresas compradoras e fornecedoras
> Empresários vão realizar "Rodada de Negócios" em Cariacica
> Linhares realiza o Fórum de Liberdade e Empreendedorismo
> Marcopolo vai investir R$ 260 milhões na fábrica de São Mateus
> Cidade inteligente e governança será tema de seminário em Viana
> Renzo Vasconcelos escolhe médico como vice em Colatina
TAGS: CACHOEIRO | VISITA | SETOR DE ROCHAS | INOVAÇÃO | INDUSTRIAL