CIDADE
Equipe do Ifes do Campus Viana conhece pontos turísticos.
O objetivo é identificar os locais para que sejam desenvolvidos projetos.
Em 26/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Representantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), do Campus Viana, aproveitaram a quinta-feira (25) para conhecer os principais pontos turísticos do município. O objetivo é identificar os locais para que sejam desenvolvidos projetos voltados para a área turística.
Participaram diretores – geral e de ensino, coordenadores – de curso e de biblioteca, professores e integrantes da equipe administrativa. “Estamos identificando o perfil do município e o que poderemos trabalhar. A proposta é saber qual é a demanda para focarmos nas oportunidades que as empresas da região oferecem”, comentou o coordenador do curso de Logística, Claude Alvarenga.
A diretora do Campus Viana, Edna Reis, destacou que conhecer o município onde vão trabalhar é o primeiro passo para que os servidores possam colaborar no projeto da instituição. Edna contou que está previsto para 10 de agosto o início das aulas da primeira turma do Campus Viana. “Será o curso superior Tecnólogo em Logística e serão ofertadas 40 vagas. O período de inscrição ainda será divulgado”, disse.
Para o secretário de Cultura de Viana, Joilson Broedel, a parceria da Prefeitura com o Ifes vai beneficiar, diretamente, o morador do município, pois uma proposta de trabalho voltada para o resgate de memória e a geração de renda está em discussão. “Neste caso, a meta é preparar o morador para, entre outras iniciativas, produzir vídeo retratando o município”.
Roteiro
O encontro começou na Secretaria de Cultura, onde os dez visitantes foram recepcionados. Em seguida, o grupo, acompanhado da diretora de Cultura Jamille Pereira Correia e do diretor de Turismo Yuri Lucas, assistiu a um vídeo sobre Viana.
Em campo, o primeiro local do roteiro foi o Teatro Municipal, de onde foram para a Estação Ferroviária, local de partida e chegada do passeio Trem das Montanhas e ponto de comercialização do artesanato local. De lá, eles passaram pela Galeria de Arte Casarão e pela Praça Jerônimo Monteiro, que abriga o coreto da cidade, e seguiram para a Igreja Nossa Senhora da Conceição, uma das três igrejas centenárias do município.
À tarde, foi a vez de conhecerem as ruínas da igreja de Belém, em Jucu, e a igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba.
Fonte: Secom Viana