CIDADE
Equipes da Prefeitura de Vitória atuam para minimizar impactos da chuva
Equipes da Defesa Civil atuam de prontidão nas áreas de risco da capital.
Em 10/11/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Equipes da Prefeitura de Vitória estão de prontidão para minimizar os transtornos provocados pelas fortes chuvas nos últimos dias. Nesta sexta-feira (9), a administração atua em várias frentes para atender a ocorrências e para realizar variados serviços.
Defesa Civil
A Defesa Civil Municipal está em total alerta e avisa que há probabilidade de deslizamentos de terra em encostas e áreas de risco. A Defesa Civil registrou 26 ocorrências.
Lonas
Lonas para impermeabilizar o solo nas encostas e taludes da capital começaram a ser instaladas nesta sexta-feira (9). O objetivo é diminuir o encharcamento do solo e reduzir o risco de deslizamentos. Um dos locais que receberam o material foi Forte São João.
Garis
Garis estão nas ruas desde o início da manhã desta sexta-feira (9) para minimizar os transtornos provocados pelas incessantes chuvas e garantir a limpeza da cidade. Equipes de limpeza da Central de Serviços estão atuando na rodovia Serafim Derenzi (bairro Grande Vitória), Santo Antônio, Forte São João, Romão, Jucutuquara, Bento Ferreira, Consolação, Andorinhas, Mata da Praia e Jardim Camburi. Também houve limpeza das praias.
A limpeza de bueiros é intensificada nos dias de chuvas. Equipes da Central de Serviços estão percorrendo vias da cidade para fazer esse serviço para remover resíduos que causam o entupimento da drenagem.
Equipes também ações de desobstrução de rede de drenagem em vários pontos, como Nova Palestina, Bonfim e Praia do Suá.
Central de Serviços
Equipes da Central de Serviços reforçam trabalhos de desobstrução de rede de drenagem
Guarda Municipal
Agentes da Guarda Municipal ajudam a organizar o trânsito
Queda de árvores
Todas as equipes da Gerência de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) estão em alerta total para atendimento de solicitações de quedas de árvores e galhos em toda a cidade.
As equipes estão nas ruas desde a tarde desta última quinta (8) e durante toda a madrugada desta sexta (9) para os trabalhos de remoção. Até o momento, apesar dos inúmeros chamados, não houve registro de vítimas ou destruição de patrimônio.
Em algumas situações, como na rodovia Serafim Derenzi, foi necessário o apoio da empresa concessionária de energia elétrica para desligar a rede de energia elétrica para a execução dos serviços. A árvore já foi retirada. Também houve queda de espécies na Praia do Canto e em São Cristóvão.
Agentes de trânsito
Agentes de trânsito estão nas ruas nesta sexta-feira (9) chuvosa para ajudar a organizar o trânsito em vias de grando fluxo de veículos na cidade.
Escolas
Devido às fortes chuvas que atingem a cidade, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) orientou que as unidades de ensino avaliem as condições de funcionamento das mesmas para a oferta de aulas, de forma a garantir a segurança de profissionais e alunos.
Casa do Cidadão
Devido às fortes chuvas que atingem a Grande Vitória, o atendimento no Centro Integrado de Cidadania (CIC), mais conhecido como Casa do Cidadão, em Itararé, foi suspenso na manhã desta sexta-feira (9). Hoje não haverá atendimento ao público no Procon Municipal. No entanto, os demais serviços vão funcionar normalmente à tarde.
O mutirão de Justiça Comunitária que seria realizado neste sábado (10) foi adiado para o dia 24 de dezembro.
Unidades de saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que 28 unidades de saúde da capital estão funcionando normalmente nesta sexta-feira (9). Apenas a unidade da Praia do Suá está impossibilitada de funcionar devido às fortes chuvas. Os usuários estão sendo acolhidos já com remarcação de suas consultas.
A Semus informa ainda que o funcionamento dos serviços que atendem 24 horas, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e os Pronto-Atendimentos da Praia do Suá e São Pedro, aconteceu normalmente.
Assistência Social
Alguns serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) foram suspensos na manhã desta sexta-feira (9) por causa da chuva que atinge a Grande Vitória.
O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Grande São Pedro, a Unidade de Inclusão Produtiva, em São Pedro, e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Inhanguetá ficaram sem energia elétrica.
No Centro-Pop, o atendimento será suspenso após o almoço, já que muitos servidores não conseguiram chegar ao local de trabalho.
Central de Serviços
Garis fazem a limpeza de bueiros
Central de Serviços
Garis também fazem a limpeza das vias