CIDADE
Equipes percorrem praias de Vila Velha para monitor óleo
A Prefeitura dispõe dos equipamento necessários para as ações na praia.
Em 14/11/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Comitê de Monitoramento de uma possível chegada do óleo às praias de Vila Velha elaborou um planejamento detalhado com diversas ações. Mais de seis quilômetros de praias serão vistoriadas; equipamentos necessários para a ação, como luvas e máscaras, já foram adquiridos; e orientações à pescadores programadas.
O cel. Marcelo D’Isep, responsável pela Defesa Civil Municipal, explicou que o gatilho de acionamento para as ações em campo seria a chegada do óleo em Praia Formosa e Fundão. Porém, neste sábado (16), às 9 horas, o comitê vai iniciar uma inspeção na praia com quadriculo percorrendo 6 km de orla, saindo do final da orla de Itaparica, próximo ao Dunas Motel, indo até a praia da Barrinha, na foz do Rio Jucu. Outra equipe sai da Praia dos Recifes até Interlagos.
“Essas praias são pouco movimentadas, não há presença constante de banhistas. Então, o trabalho será de visualização das nossas equipes, percorrendo essa faixa de areia, no horário especifico de maré baixa, que facilita a identificação de um possível resíduo”, falou.
Não há risco de interdição de praia. O óleo deve chegar encapsulado, segundo a Marinha do Brasil ,e não afeta a balneabilidade, não contamina os pescados e nem deve aderir às pedras. “Se aparecer quantidades maiores será feito um isolamento da área para limpeza”, disse D’Isep.
Quem avistar qualquer ponto de óleo ou interessados em atuar como voluntários deve entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Município, através do aplicativo Ouve Vila Velha, pelo portal da prefeitura ou pelo telefone 162.
Participaram da reunião: representantes da secretarias municipais de Saúde, de Defesa Social e Trânsito, de Governo, de Meio Ambiente, de Serviços Urbanos, e membros das equipes de Comunicação, do Salva Mar e da Ouvidoria. O Comitê permanece aberto e em atuação durante o feriado e o final de semana.
Outras ações
Uma capacitação dos Pescadores está programada para a próxima terça-feira (19), às 11 horas, na Colônia Z2, em Itapuã. A ação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Já na quinta-feira (21), está programada, dependendo das condições do mar, uma inspeção na Ilha dos Pacotes, ponto importante de pesca no município.
A Prefeitura já dispõe dos equipamento de segurança necessários para as ações na praia. Ao todo, são 200 máscaras semifaciais, 200 luvas, 200 botas, 200 óculos 200 bonés, 100 protetores solar que estão acondicionados na sala do comitê na sede da antiga prefeitura na Av. Champagnat.
LEIA TAMBÉM
Chuvas: Prazo para rematrícula na Rede Municipal é prorrogado
Atenção pais ou responsáveis pelos alunos da Rede Municipal de Ensino! Em consequência das fortes chuvas que atingem a Grande Vitória, a data-limite para a realização da rematrícula foi estendida até 30 de novembro. O prazo anterior venceria na quarta-feira (20).
O período de rematrícula foi iniciado no dia 4 de novembro, de acordo com a Portaria nº 30/2019, publicada na edição do Diário Oficial de Vila Velha de 25 de outubro. O anúncio da mudança do prazo foi feito nesta quinta-feira (14) pela Secretaria Municipal de Educação.
A Portaria nº 30/2019 estabelece normas para processo de cadastro eletrônico, rematrícula, remanejamento, transferência e matrícula nas unidades municipais de Educação Infantil (Umeis), de Ensino Fundamental (Umefs) e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em todas as unidades da Rede Pública Municipal de Ensino de Vila Velha, para o ano letivo de 2020.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Sistema de Gestão Escolar (SGE), informa que a rematrícula assegura ao aluno já inserido na Rede de Ensino de Vila Velha a sua vaga para o ano letivo de 2020, considerando a etapa ou modalidade de ensino em que ele se encontra.
Agora, os pais ou responsáveis terão até o dia 30 de novembro para confirmação de matrícula, comparecendo à Unidade de Ensino para assinar a documentação e atualizar os dados relativos ao ano letivo de 2020. Após essa data, caso não ocorra a confirmação da matrícula, a vaga será disponibilizada e o aluno será alocado em outra escola mais próxima de sua residência, desde que disponha de vaga.
A Rede Municipal de Educação possui mais de 52 mil alunos distribuídos por 38 Umeis e 63 Umefs. Dezenove escolas administradas pela Prefeitura de Vila Velha ofertam EJA a jovens e adultos.
Mais informações sobre a rematrícula na Rede Municipal de Ensino podem ser obtidas na secretaria da escola onde o aluno estuda (está matriculado).
Matrículas novas
No dia 12 de dezembro, a Semed vai apurar as novas vagas e chamar os alunos inscritos, contemplados com a inserção nas unidades municipais de Educação Infantil (Umeis). O mesmo ocorrerá no dia 13 de janeiro de 2020, com as unidades municipais de Ensino Fundamental (Umefs).
Atenção: Ingresso no Ensino Médio
Aos alunos que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental, e a 8ª série da modalidade EJA, que ingressarão para o Ensino Médio conforme preconiza a Lei nº 9394/96 no artigo 10, inciso VI, que estudam na Unidade de Ensino da Rede Pública de Vila Velha, ficam as respectivas famílias responsáveis por realizar sua pré-matrícula nas escolas da Rede Pública Estadual, quando menor, e, quando maior, o próprio aluno a fará, conforme ações do processo de organização de matrículas nas escolas estaduais.