TEMAS GERAIS
Érica Neves encaminha pedido de juízes para comarcas do interior
Érica apresentou demandas da advocacia de sete cidades do interior ao presidente do TJ-ES.
Em 12/09/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Entre os principais pleitos, a pré-candidata à presidência da OAB-ES, Érica Neves, destaca o pedido de juízes leigos para cinco comarcas: São Gabriel da Palha, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Pancas e Pinheiros.
Érica Neves apresenta demandas da advocacia de sete cidades do interior ao Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo
Advogada e pré-candidata à presidência da OAB-ES pede designação de Juízes Leigos para São Gabriel da Palha, Pancas, Pinheiros, Atilio Vivacqua e Baixo Guandu. Ainda uma reestruturação das varas cíveis de Colatina um uma nova vara cível para Aracruz
A advogada e pré-candidata à presidência da OAB-ES, Érica Neves, apresentou uma série de demandas ao presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), Samuel Meira Brasil Jr., em busca de melhorias para a advocacia em comarcas de fora da capital.
As solicitações são frutos de suas visitas às dezenas de comarcas onde advogados relataram a inércia da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Espírito Santo (OAB-ES) e pedem uma representatividade e atenção às suas necessidades.
Entre os principais pleitos, Érica destacou o pedido de juízes leigos para cinco comarcas: São Gabriel da Palha, Atílio Vivacqua, Baixo Guandu, Pancas e Pinheiros. Destacando que são soluções simples que com certeza impactam positivamente na produtividade da advocacia. E são problemas que existem há anos e nada é feito.
De acordo com a advocacia local, essas regiões enfrentam dificuldades na prestação jurisdicional, e São Gabriel da Palha, em particular, foi apontada como prioridade por conta da demanda crescente e da letargia em todos os níveis. Erica alerta que a situação de São Gabriel é uma das piores que eu tomei conhecimento, e simplesmente, ninguém toma uma providência.
Além disso, foi solicitada a reestruturação das varas cíveis de Colatina, município que também enfrenta um alto volume de processos e uma distribuição super desigual dos magistrados.
"Todos os advogados que militam nestas varas sabem da situação e relatam isso em todas as oportunidades, agora me pergunto, pra onde a OAB está olhando e a quem está ouvindo? Pois a advocacia não é ouvida e atendida, isso é fato”, afirma Erica.
A pré-candidata Érica pleiteou ainda a criação de uma nova vara cível em Aracruz, onde o crescimento econômico e populacional tem impactado significativamente no número de demandas judiciais, e destacou a necessidade de uma atuação mais proativa da Ordem.
"Esses pedidos não são meus, são da advocacia local que encontro nas minhas caminhadas. Eles estão cansados de se sentirem invisíveis e de ver a OAB-ES inerte diante dos problemas que os afetam diretamente e diariamente. É preciso alguém de fora para lutar por eles."
A advogada aguarda um retorno do presidente do TJES sobre os pedidos, com atenção especial para a questão dos juízes leigos, que, segundo ela, têm grande potencial para desafogar o judiciário em comarcas menores.
"É uma questão de justiça e de respeito à advocacia e à população que depende desses serviços."
Na oportunidade estavam presentes o advogado Eduardo Sarlo e os Presidentes de Subseções Kelly Andrade (Cariacica) e Italo Scaramussa (Serra), estes também apresentaram demandas das suas Subseções. (Por Lucas Rezende/AsImp)
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Brasil teve 11,39 milhões de hectares atingidos pelo fogo
> Correios anunciam banca selecionada para realizar concurso
> "Desinformação sobre vacina segue sem punição", diz biólogo
> Anatel ampliará 0303 para reduzir telefonemas indesejáveis
> Nomeados novos agentes do Detran para reforçar fiscalização
> Prevenção do suicídio: menos estigma e mais diálogo
> Cometa do Século poderá ser observado no Brasil esse mês
> Metade dos proprietários de motocicleta não tem habilitação
> São Paulo tem alerta para incêndios florestais em todo estado
> Lula sanciona lei com novas regras para concursos públicos
TAGS: OAB-ES | PEDIDOS | JUÍZES | COMARCAS | CANDIDATA