AGROPECUÁRIA

ES atualiza regras para veterinários vacinarem contra brucelose

ES atualiza regras para médicos-veterinários cadastrados para a vacinação contra brucelose

Em 04/09/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

De acordo com o gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Raoni Cezana Cipriano, a temática carecia de regulamentação desde que o lançamento da vacina em sistema próprio passou a ser uma obrigação do médico-veterinário cadastrado.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

Os médicos-veterinários do Espírito Santo cadastrados para realizarem a vacinação contra brucelose devem estar atentos às novas regras publicadas nesta terça-feira (03), no Diário Oficial do Estado, pela Portaria nº 033-R/2024. O cadastro é coordenado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), por meio de sistema informatizado disponibilizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

>> Incaper gera bezerras leiteiras por meio de inseminação

De acordo com o gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Raoni Cezana Cipriano, a temática carecia de regulamentação desde que o lançamento da vacina em sistema próprio passou a ser uma obrigação do médico-veterinário cadastrado. 

"É importante que todos os profissionais envolvidos tomem ciência do que lhe compete, bem como das atribuições dos vacinadores auxiliares que estão sob sua responsabilidade técnica”, disse.

A médica-veterinária do Idaf Daniele da Costa Montoni, responsável no órgão pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), explica que, após a vacinação dos animais, o médico-veterinário cadastrado tem até três dias consecutivos para registrar no sistema o quantitativo de bezerras vacinadas.

"Além disso, mensalmente é preciso enviar, até o quinto dia útil do mês, o relatórios de prestação de contas de vacinas. O descumprimento dessas e de outras exigências trazidas pela Portaria podem acarretar penalidades como advertência, suspensão temporária ou mesmo cancelamento do cadastro”, alertou Daniele Montoni.

Cadastro

O cadastro do médico-veterinário como profissional apto para a vacinação contra a brucelose tem validade de um ano. A renovação deve ser solicitada pelo próprio médico-veterinário, no site do Ministério da Agricultura e Pecuária: https://www.gov.br/pt-br/servicos/habilitar-se-para-atuacao-no-programa-nacional-de-controle-e-erradicacao-da-brucelose-e-da-tuberculose-animal-pncebt.

A vacinação

A vacinação dos animais contra brucelose somente pode ser feita por médico-veterinário cadastrado no Idaf ou vacinador sob sua responsabilidade. A relação dos veterinários cadastrados no Espírito Santo está disponível neste link: https://idaf.es.gov.br/brucelose-e-tuberculose.

Outra previsão trazida pela Portaria diz respeito à necessidade de que os veterinários promovam treinamento e orientação para os vacinadores a eles vinculados. É fundamental que todos os envolvidos estejam devidamente capacitados no que se refere à utilização, conservação e aplicação da vacina contra brucelose; marcação e classificação etária das fêmeas vacinadas, conforme estabelecido na legislação vigente; destinação dos frascos das vacinas e de agulhas e seringas utilizadas; e boas práticas de manejo para a vacinação, respeitando os preceitos de bem-estar animal.

Em caso de dúvida, o médico-veterinário pode enviar e-mail para sdsa@idaf.es.gov.br.

Clique aqui para acessar a Portaria. (As informações são da Idaf) 

Leia também: 

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Incaper gera bezerras leiteiras por meio de inseminação
Seminário de defesa agropecuária do ES acontece este mês
Curso de inseminação artificial para produtores de Cariacica
PMC oferece treinamento em inseminação artificial de bovinos
Começa nesta quinta-feira (06) a 25ª edição da ExpoAracruz
ExpoAracruz tem programação musical, cultural e gastronômica
Espírito Santo lança calendário vacinal para bovinos e bubalinos

TAGS:
ES | VETERINÁRIOS | BRUCELOSE | VACINAÇÃO | REGRAS