SAÚDE
ES começa vacinar trabalhadores de portos e aeroportos
Governador Renato Casagrande recebeu trabalhadores da área para a 1ª dose da vacina.
Em 28/05/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O governador Renato Casagrande destacou a importância do início da imunização dos trabalhadores portuários e aeroportuários.
O Governo do Estado deu início à imunização de mais dois grupos prioritários da Campanha Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira (28). Em ato simbólico no Palácio Anchieta, em Vitória, o governador Renato Casagrande recebeu trabalhadores portuários e do transporte aéreo para aplicação da primeira dose da vacina.
O início da vacinação destes grupos segue a orientação do Ministério da Saúde, comunicada na última terça-feira (25). No Espírito Santo, 19.851 trabalhadores serão imunizados, sendo 1.017 do transporte aéreo e 18.834 portuários.
Ainda, segundo a Resolução nº 085/2021, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a vacinação ocorrerá de acordo com a disponibilidade de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Na última quarta-feira (26), o órgão encaminhou 19.627 doses para este grupo, podendo atender 78% dos trabalhadores do transporte aéreo e 100% dos portuários.
O governador destacou a importância do início da imunização dos trabalhadores portuários e aeroportuários.
“É um grupo que não parou em nenhum momento. Já estou conversando com minha equipe para que possamos tomar alguma decisão para que o Estado ajude a diminuir o risco de contágio de novas variantes em portos e no aeroporto, independentemente de o Governo Federal tomar ou não alguma decisão”, disse.
Casagrande também anunciou a decisão pela retomada da vacinação por faixa etária, dando mais agilidade à imunização da população capixaba em geral.
“Vamos começar a vacinar grupos prioritários com mais intensidade. A CIB decidiu que podemos vacinar a população pela faixa etária, da maior para a menor, sem comorbidade, desde que continuemos a reservar as doses para os grupos prioritários. Então, de todas as doses que chegarem agora, 10% serão para a reserva técnica para seguirmos com a vacinação desses grupos. Do que sobrar, 20% será para grupos prioritários e os 80% restantes serão para vacinar por idade”, afirmou o governador.
Identificação
No ato da vacinação, estes trabalhadores deverão levar documento que comprove a situação de trabalhador empregado de companhias aéreas nacionais. Aos demais, o devido credenciamento aeroportuário válido, conforme o Decreto n° 7.168/2010 e RBAC 107 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A Secretaria da Saúde (Sesa) recomenda que para a operacionalização da imunização, a vacinação seja realizada in loco ou o município identifique um serviço de vacinação de referência o mais próximo possível do local de atuação dos trabalhadores portuários e dos trabalhadores do transporte aéreo. (Com informações da Ascom/Governo do ES)
Leia também:
> Saúde antecipa vacina para educação e inicia público em geral
> Especialistas alertam para os sintomas da esclerose múltipla
> Medidas restritivas podem minimizar possível 3ª onda da covid
> Diagnóstico precoce do glaucoma pode evitar perda da visão
> Mais 629 mil doses da vacina da Pfizer chegam ao Brasil
> ES: Estado anuncia 19.947 procedimentos oftalmológicos
> Serra registra queda nos casos de dengue, zika e chicungunya
> Surto de sarampo no Norte do país acende sinal de alerta
> Covid: Estado do ES recebe mais 191,3 mil doses de vacinas
> Covid: Saúde distribuirá mais 6,4 milhões de doses de vacinas
> Doença cardíaca é principal causa de morte de mulheres, diz revista
> Saúde mental pode ser a causa de dores no corpo, diz Samorai
> Dicas de como evitar problemas mais comuns na coluna
> Obesidade é fator de risco para perda dos dentes, diz dentista
> Cuidados paliativos e terapia de suporte para pacientes covid
> Anvisa autoriza uso emergencial de coquetel contra a covid
TAGS: PANDEMIA | GLAUCOMA | VISÃO | DORES | CORPO | PERSONAL | SAÚDE | COVID-19 | CIDADE