EDUCAÇÃO

ES é destaque no Brasil em número de alunos de tempo integral

No Ensino Fundamental, o Brasil alcançou 18,9%, e o ES, 76,1%, no mesmo período.

Em 02/02/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Espírito Santo quase triplicou, entre 2016 e 2017, o número de estudantes matriculados em tempo integral por meio do programa Escola Viva, se tornandoou destaque no Brasil.  De acordo com os dados do Censo Escolar da Educação Básica, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), enquanto a média brasileira do Ensino Médio cresceu 22,9%, de 2016 para 2017, no Espírito Santo o número saltou para 187,7%. Já no Ensino Fundamental, o Brasil alcançou 18,9%, e o Espírito Santo, 76,1%, no mesmo período.

Esse é o resultado do programa Escola Viva, que está sendo ampliado e já conta com 32 unidades, em 23 municípios do Estado, ofertando mais de 20 mil vagas em tempo integral para os estudantes capixabas.

O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, compara a evolução das matrículas em tempo integral. “No Ensino Médio, enquanto no Brasil o crescimento foi de 22%, no Espírito Santo foi de quase 200%. Isso porque começamos a investir na Escola Viva em 2015, enquanto a maioria dos estados só começou a investir na educação de tempo integral a partir do ano passado, quando o MEC passou a fomentar a expansão da rede de ensino em tempo integral. Hoje nós já temos um modelo consolidado e um planejamento de longo prazo”, destacou.

Com a expansão do programa Escola Viva, a meta é atender 25% dos estudantes capixabas em tempo integral até 2030. Em todo o Estado, as matrículas em tempo integral já correspondem a 7,5%.

Em todo o país, o percentual de estudantes matriculados em tempo integral no Ensino Fundamental passou de 9,1% em 2016 para 13,9% em 2017. Já no Ensino Médio, saltou de 6,4% em 2016 para 7,9% no ano passado.

Outros destaques

A educação capixaba também foi destaque em outros dois quesitos: mais de 50% dos docentes possuem pós-graduação e 100% das crianças capixabas especiais são atendidas em escolas regulares.

 “Ficamos muito contentes com os resultados do Censo. A qualificação do professor é essencial para que ele possa cumprir a missão de educar. Esse destaque nacional melhora a autoestima dos nossos profissionais”, ressaltou o secretário.

Censo Escolar

O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em articulação com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, sendo obrigatório aos estabelecimentos públicos e privados de educação básica, conforme determina o art. 4º do Decreto nº 6.425/2008. Para mais informações, consulte o site www.inep.gov.br.

Escola Viva

Ofertando mais 20 mil vagas para estudantes de várias regiões do Espírito Santo, o programa Escola Viva está proporcionando um leque de oportunidades para os jovens capixabas. Em 2018, estamos saindo de 17 escolas em funcionamento, agregando mais 15 unidades de tempo integral. Até 2030, serão 300 unidades Escola Viva atendendo todos os jovens capixabas do Ensino Médio.

O Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único, denominado “Escola Viva”, foi instituído pela Lei Complementar Nº 799. A Escola Viva nasceu para ser uma escola de educação integral, com experiências educacionais amplas e profundas. Formar jovens capazes de realizar sonhos, competentes no que fazem e solidários com o mundo em que vivem. É com esses objetivos que o programa Escola Viva foi implantado e está sendo ampliado na rede pública estadual.

As unidades Escola Viva possuem um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase práticas em laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).

Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola é de 9 horas e 30 minutos. A carga horária é das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.

O estudante que deseja ingressar em uma das unidades Escola Viva deve procurar a unidade na qual deseja se matricular para verificar a existência da vaga.

Saiba onde estão as unidades Escola Viva e conheça mais sobre o programa em www.escolaviva.es.gov.br.

Foto: Assessoria de Comunicação/ Sedu