TEMAS GERAIS

ES fecha dez meses com 2º menor número de homicídios

ES registrou o 2º menor número de homicídios em um mês de outubro dos últimos 25 anos.

Em 01/11/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/ES

As ações policiais implantadas dentro do programa Estado Presente em Defesa da Vida, lideradas diretamente pelo governador Renato Casagrande, impactaram diretamente para a redução dos registros.

O Espírito Santo registrou o segundo menor número de homicídios em um mês de outubro, dentro da série histórica dos últimos 25 anos. Ao todo, foram 90 assassinatos registrados, ficando acima somente dos registros no ano de 2019, quando 89 mortes violentas foram contabilizadas. Ao todo, em 2021, o Estado acumula redução de 1,6% na quantidade de óbitos, em comparação com o ano anterior, o que também representa o segundo menor número desde 1996.

As ações policiais implantadas dentro do programa Estado Presente em Defesa da Vida, lideradas diretamente pelo governador Renato Casagrande, impactaram diretamente para a redução dos registros.

“A política de segurança pública é complexa. Com a implantação do Programa Estado Presente, em nosso primeiro governo em 2011, os números começaram a reduzir. Tivemos o melhor ano da série histórica em 2019. Em 2020, tivemos o segundo melhor ano e este ano estamos reduzindo ainda mais. Para isso, estruturamos nossas forças de segurança, equipando-as com viaturas, melhorando a infraestrutura, implementando inteligência e desburocratizando. Vamos seguir lutando firme para continuar reduzindo os crimes”, afirmou o governador.

De acordo com os dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), os números representam um empate em relação ao mesmo período (setembro) de 2020. A Região Metropolitana da Grande Vitória registrou 42 mortes, quarto melhor resultado do ano, e apresenta, no acumulado de janeiro a outubro, redução de 15,8% de assassinatos, com 442 mortes em 2021, contra 525 nos dez meses do ano passado.

A região serrana que, no começo do ano, chegou a apresentar alta de 33% nos quatro primeiros meses, terminou o mês de outubro com dois registros a menos, equivalente uma queda de 4% nos indicadores, revertendo o quadro ruim que se instaurou de janeiro a abril. As regiões Norte, Sul e Noroeste apresentam alta de 12,4%, 15,4% e 37%, respectivamente.

Na Grande Vitória, todos os municípios apresentaram queda de homicídios, sendo 4% a menos em Vitória, 15% de redução em Vila Velha, 15% na Serra, 23% em Cariacica, 6% em Viana e 14% em Guarapari.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, coordenador do eixo policial do programa Estado Presente em Defesa da Vida, falou sobre o resultado:

“Nossa análise mostra que tivemos sete dias sem homicídios no Espírito Santo no mês de outubro, além de 34% desses 90 homicídios registrados terem sido crimes de proximidade, como feminicídios, brigas familiares, entre outros. Um fato que podemos citar, por exemplo, é a chacina de Vila Velha, que foi um crime premeditado e insano, que a ação policial jamais poderia impedir, por um motivo banal. Além dele, temos o caso do adolescente de 16 anos que matou duas crianças em São Gabriel da Palha. Todos os dois casos já elucidados com os autores presos. Nossas forças de segurança, sob liderança direta do governador Renato Casagrande, trabalham de maneira incessante para alcançar bons resultados, não à toa estamos com o segundo menor número de assassinatos no Estado desde 1996”, destacou Ramalho. (As inormações são do Governo/ES)

Leia também:

Mutirão nacional de renegociação de dívidas começa hoje (1º)
Madrugada sangrenta no Panamá termina com 5 mortos
Governo publica regras para a concessão de auxílio-funeral
Concessão da Via Dutra e trecho da Rio-Santos vai a leilão hoje
Facebook anuncia mudança de nome corporativo para Meta
Linhares ocupa 1º lugar no ranking do Índice Firjan no ES
PF desarticula quadrilha que extraía ouro de terra indígena
Cantor é preso após calote de R$ 340 mil em marcas de luxo
Polícia Federal combate fraudes em contratos na Docas do Rio
Força-Tarefa da PF terá GCM de Vitória, de Vila Velha e PRF

TAGS: 
GOVRNO/ES | HOMICÍDIOS | REGISTROS | DEFESA DA VIDA | RENATO CASAGRANDE