SAÚDE

ES institui novo sistema para ampliar doações de córnea

Normativa foi publicada no Diário Oficial do Estado da última quinta (29); Portaria Nº016-R.

Em 02/03/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/SESA-ES

Com o NODC de forma eletrônica, todo óbito que ocorra no serviço de saúde será notificado por meio do site para que a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES) possa avaliar o potencial doador de córneas.


Siga o CORREIOCPIXABA no Instagram e concorra a ingressos para o show de Cesar Menotti & Fabiano no Steffen

Passa a ser válido a todos os serviços de saúde do Espírito Santo, tanto públicos quanto privado, a instituição do novo Sistema de Notificação de Óbitos para Doação de Córneas (NODC) de forma eletrônica. A normativa, publicada no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (29), por meio da Portaria Nº016-R, atualiza o sistema já utilizado desde 2006.

A novidade está na celeridade do processo de notificação, que acontecerá de forma on-line, disponível a todos os serviços de saúde no portal do NODC www.conteudo.es.gov.br/nodc. Desta forma, todo óbito que ocorra no serviço de saúde será notificado por meio do site para que a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES) possa avaliar o potencial doador de córneas.

“O novo sistema é um ganho para a Central e um avanço tecnológico importante no processo. A equipe conseguirá monitorar os óbitos por hospital em tempo hábil, por meio da notificação, e avaliar o potencial doador para que os profissionais das Comissões Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes possam dar continuidade ao processo de doação”, salientou a coordenadora da CET-ES, Maria Machado.

Ela informou que o sistema já havia sendo utilizado pelas unidades desde julho de 2023 para aperfeiçoamento do procedimento e, a partir de agora, com a Portaria, passa a ser determinado a todos os serviços.

“O arquivo deixou de ser manual e vai para o digital, com comunicado on-line por meio de um site. Os estabelecimentos de saúde devem solicitar à Central o cadastro para que sejam gerados login e senha”, informou Maria Machado.

Segundo dados da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), o Estado realizou 26 transplantes de córnea de janeiro a fevereiro deste ano. Em 2023, durante todo o ano, foram 234. Atualmente, 1.134 pessoas aguardam na lista de espera para realização de transplante de córnea.

A córnea é um dos tecidos que podem ser doados, seja por paciente que faleceu por morte encefálica ou por parada cardíaca. A córnea é a parte transparente que se localiza na parte anterior do globo ocular e, com a esclera, compõe a parte fibrosa e protetora do olho. A boa visão é consequência da transparência desta estrutura. Alterações no formato e na transparência da córnea podem comprometer seriamente a visão.

Como Doar

Se você deseja ser doador de órgãos e tecidos, a primeira coisa a fazer é avisar a sua família sobre a sua vontade. É importante falar para a sua família que deseja ser um doador de órgãos, para que após a sua morte, os familiares possam autorizar a doação e retirada dos órgãos e tecidos. No País, a doação de órgãos e tecidos só é realizada após a autorização familiar. (Com informações da Sesa)

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Vacinação contra a dengue no próximo sábado (2) na Serra
Uma em cada oito pessoas no mundo é obesa, alerta OMS
Anchieta adere a mobilização nacional de combate a dengue
PMCI: US do interior terão coleta de exames laboratoriais
Linhares promove Dia D de combate à dengue neste sábado
Brasil tem mais de um milhão de casos de dengue este ano
Nova Orla de Cariacica recebe ação com serviços de saúde
Vila Velha abre vagas para vacinação contra Dengue e Covid
Xuri recebe ação com foco na saúde da mulher no sábado
Serra abre vagas para vacinação contra dengue e Covid-19

TAGS:
SESA | NORMATIVA | DOAÇÕES | SISTEMA | ÓRGÃOS