EDUCAÇÃO
ES manteve liderança nas redes públicas na média da redação
O ES manteve liderança a nacional entre Redes Públicas Estaduais na média da redação.
Em 17/07/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Governo/ES
O número de estudantes presentes nos dois dias do exame também avançou de forma significativa: crescimento de 61% em relação a 2023.
O Espírito Santo alcançou, em 2024, resultados expressivos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), reafirmando o protagonismo da Rede Pública Estadual de Ensino no cenário educacional brasileiro. Com um crescimento de 54% no número de inscritos, mais de 22 mil estudantes das escolas estaduais encararam o desafio das provas neste ano, em um movimento que reflete o fortalecimento da cultura de participação e a confiança dos jovens na educação como caminho de transformação.
>> Linhares vai realizar Formação para Profissionais da Educação
O número de estudantes presentes nos dois dias do exame também avançou de forma significativa: crescimento de 61% em relação a 2023. Mas não foi apenas na participação que os capixabas se destacaram. O Espírito Santo manteve a liderança nacional entre as Redes Públicas Estaduais na média da redação, alcançando 636 pontos, 16 a mais que no ano anterior. Quase mil estudantes atingiram notas acima de 900 pontos na redação, um crescimento de 36% em comparação a 2023. Entre esses jovens, dois chegaram próximos da nota máxima, conquistando 980 pontos.
Em Matemática, o desempenho também avançou: a nota mais alta obtida por um estudante da Rede Estadual em 2024 foi de 939 pontos, superando em 5% o melhor resultado do ano anterior. Já em Ciências Humanas, a rede pública capixaba manteve sua consistência, com média próxima de 770 pontos.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, frisou que os resultados são fruto de um conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, como a ampliação do Pré-Enem, a oferta da plataforma de correção de textos a todas as séries do Ensino Médio, além do reforço no programa de recomposição das aprendizagens e a diversificação dos gêneros literários trabalhados em sala de aula.
“Mais do que números, o desempenho alcançado revela trajetórias pessoais marcadas por esforço, disciplina e sonhos. Cada presença confirmada no exame, cada redação acima dos 900 pontos, representa um estudante que escolheu acreditar na escola pública como ponte para o futuro. No Espírito Santo, a educação segue como ferramenta de transformação de vidas”, afirmou o secretário Vitor de Angelo. (As informações são da Sedu)
Leia também:
> Linhares vai realizar Formação para Profissionais da Educação
> Procon nas Escolas leva educação e consumo consciente
> Chamadão da EJA retorna com vagas para voltar a estudar
> Serra por meio da Qualis Serra, abre inscrições para cursos
> Vila Velha abre mais de 2 mil vagas de matrículas para a EJA
> Vitória é a 2º capital em alfabetização, de acordo com MEC
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













